top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Monitores do Ativamente trabalham com nova ferramenta para desenvolver atividades especiais

Atualizado: 22 de fev. de 2023

Na última semana, a equipe de monitores do Ativamente aproveitou o Laboratório de Desenvolvimento Pedagógico para pensar e elaborar atividades especiais e também para desenvolver habilidades utilizando uma nova ferramenta de Inteligência Artificial.


Durante os encontros, os monitores elaboraram o módulo zero com atividades de letramento digital, onde criaram atividades que serão realizadas durante as duas primeiras semanas de aula do Ativamente. A ideia é desenvolver nos estudantes habilidades e competências digitais básicas, com atividades que envolvem o uso de ferramentas tecnológicas e da internet.


Monitores elaboraram atividades especiais e, dentre outros recursos, utilizaram a Inteligência Artificial.


As atividades do módulo zero foram elaboradas de acordo com a série e faixa etária dos alunos, sempre utilizando dinâmicas lúdicas. Assim, estudantes poderão iniciar as apostilas do Ativamente mais familiarizados com a cultura digital, com o uso dos equipamentos, os conceitos básicos de informática, com a internet e seu uso dentro e fora da sala de aula, e também com a segurança digital.


Entre as ferramentas utilizadas para a elaboração das atividades especiais, os monitores tiveram acesso ao ChatGPT, um algoritmo que utiliza a Inteligência Artificial (IA) para criar textos de todos os tipos. Através de comandos específicos enviados ao chatbot, em uma conversa entre a IA e o usuário, este consegue textos no formato e estilo que quiser.


Com o uso do ChatGPT, a equipe pôde otimizar o tempo na hora de criar, sempre aperfeiçoando as sugestões da ferramenta com as ideias, a criatividade e o conhecimento de cada monitor.


“A Inteligência Artificial entrou como um recurso a mais que ajudou os monitores na hora deles criarem as atividades, mas eles utilizaram também outros recursos, além das referências da BNCC. Com o ChatGPT eles perceberam quanta bagagem tinham e a ferramenta ainda serviu para eles soltarem a imaginação. Acredito que este recurso ajudou muito, trouxe agilidade e tornou o papel dos monitores ainda mais relevante, já que eles precisam saber utilizar muito bem a ferramenta na hora de criar. Na verdade, esse recurso serve para nortear as ideias e o conhecimento que os monitores já têm”, destacou Laureane Rossi, coordenadora de experiência educacional do Ativamente.


A monitora Débora Cristina Almeida de Lima também falou sobre o uso da ferramenta como apoio na criação de atividades especiais. “Eu achei muito legal a experiência de usar o CHAT, porque era algo que eu não conhecia e foi muito interessante ver e entender o funcionamento na prática, acredito que ele vai nos ajudar muito também nas escolas. Através dele, eu vi que as atividades podem ficar mais fáceis na hora de desenvolver, mas é claro que nosso papel ali é essencial na hora de organizar, conferir, observar os dados, colocar também o nosso conhecimento, mas acredito que com o ChatGPT teremos um jeito mais prático na hora de elaborar uma atividade, porque na verdade ele é uma base. Mas, eu achei muito interessante, muito bom mesmo”, disse.


Em resumo, a utilização da Inteligência Artificial traz agilidade para o trabalho da equipe, ampliação de repertório e diversificação das atividades, mas é importante ressaltar que todas as atividades construídas pelos monitores são validades pela coordenadora pedagógica do Ativamente, Roberta Taffarello. Roberta é Especialista em Educação Especial e em Tecnologia Educacional, professora no ensino fundamental 1, professora formadora em Vinhedo (SP), Google Trainer e faz parte da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa de Vinhedo.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


Comments


bottom of page