top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

“Essa nova etapa veio para dar mais autonomia para as crianças,” ressalta professor

Atualizado: 9 de nov. de 2022

A turma do 3º ano C, da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, com o professor Roberto Henrique Ramiro, já começou a explorar programação em blocos do Scratch e tem viajado pelo mundo digital.


Contato com as tecnologias auxilia o aprendizado dos alunos.


Para o educador, trabalhar com mídias digitais é bastante positivo para o aprendizado como um todo. “Eu tenho amado a experiência com o Ativamente, tenho percebido que os alunos tinham essa necessidade de trabalhar com algo concreto e trabalhar com mídias digitais, até porque elas fazem parte da nossa vida e fazem parte da vida dos nossos alunos. Eu tenho percebido que essa aproximação que o Ativamente trouxe é algo muito positivo para o desenvolvimento dos alunos, tanto na questão de convivência, quanto no desenvolvimento intelectual deles,” destacou.


O professor contou ainda que os conceitos trabalhados nos laboratórios chegam até a sala de aula de maneira sutil e os próprios alunos percebem e fazem a ligação entre o que aprendem com o método e o que estudam na sala. “O Ativamente tem trabalhado a questão das tecnologias digitais, mas também tem trabalhado vários outros conceitos, a gente tem visto os conceitos de lógica e programação e são temas que em sala de aula a gente acaba vendo que se repetem,” comentou. E falou ainda o que acha da plataforma. “Gosto muito das atividades feitas com o Scratch, é uma ferramenta muito completa, que dá uma autonomia e uma liberdade para que a gente consiga trabalhar de diferentes formas e em diferentes contextos,” disse.


Crianças se divertem enquanto aprendem.

Roberto também falou sobre suas percepções a respeito da segunda etapa do Ativamente. “Eu já tinha gostado muito da primeira etapa, só que nessa segunda etapa eu percebi que os alunos têm um foco, eles têm um objetivo, eles têm algo a ser buscado e isso facilitou até o desenvolvimento da aula, da atividade; então eu senti que essa nova etapa veio para dar mais autonomia para as crianças, o que é algo muito positivo,” contou.


Durante as atividades, os alunos aprendem, brincam e fazem descobertas. Aí, a diversão é garantida! “Acho que o momento que os alunos realmente se apaixonaram e quiseram se aprofundar, foi durante a aula de animar o nome (Programando o seu Nome), onde eles descobriram a possibilidade de colocar áudio, então eles gravaram o próprio áudio para falarem as letras. Eu achei muito legal porque a sala inteira se ‘incendiou’ com aquela ideia e todos quiseram colocar essa gravação de áudio junto com a animação, foi muito bacana”, finalizou.

Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

bottom of page