top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Novas experiências com o Ativamente na educação infantil

O Ativamente na educação infantil já está a todo vapor em Vargem Grande do Sul (SP). Através do Laboratório Experimental, implementado na EMEB Darci Troncoso Peres de Carvalho, os pequenos já têm vivido novas e divertidas experiências com o projeto.


Crianças colocam a mão na massa durante as atividades.


As atividades direcionadas aos alunos de educação infantil trabalham sempre com o lúdico e valorizam todo o processo de aprender, introduzindo os conceitos básicos do pensamento computacional e da aprendizagem criativa. Atenção, criatividade, organização, coordenação motora, cooperação, expressão corporal e oral e compartilhamento de ideias estão entre as habilidades potencializadas por meio das atividades.


A professora Bruna Costa Calado trabalha com alunos da educação infantil na escola de Vargem Grande do Sul. Segundo ela, a experiência com o Ativamente tem sido bastante positiva. “Eu amei a escolha do projeto Ativamente pela escola, acredito que os alunos conseguem absorver muito mais os conteúdos, interagir uns com os outros, alavancar a criatividade e a imaginação por meio das atividades elaboradas pelo projeto e aplicadas por nós, professoras. Desde os estudos na minha graduação, eu sempre zelei por uma educação transformadora e libertadora, seguindo os princípios do educador e filósofo Paulo Freire, então, acredito que mais do que nunca estou conseguindo fazer isso acontecer por meio do Ativamente também”, contou.


Ainda de acordo com a educadora, as atividades elaboradas para os alunos da educação infantil vão ao encontro das necessidades dos estudantes. Além disso, ela também destaca como tem sido a participação das crianças durante as aulas. “As atividades são bem pertinentes para faixa etária deles, o aprender brincando, mais do que nunca, é necessário nessa idade, na qual se desperta criatividade, imaginação, colaboração e interação uns com os outros. Os alunos têm gostado bastante e interagido uns com os outros, as brincadeiras fazem com que eles sintam vontade de aprender sem ficar em algo maçante, somente enfileirados nas carteiras, por exemplo”, disse.


Folclore é um dos temas trabalhados nas atividades da educação infantil.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page