Já tem atividade sendo realizada e com sucesso no Laboratório Experimental do Ativamente, implementado na EMF Renato Nocchi Zimmermann, em Santa Maria (RS). Por lá, alunos de 1º e 2º anos trabalharam com a atividade da Robô e a professora de informática Gracieli contou como foi a experiência com os pequenos.
Atividade da robô despertou a curiosidade dos alunos.
Segundo a educadora, o primeiro passo foi pedir aos alunos que levassem caixas de papelão para a escola, mantendo um ‘ar de mistério’, sem contar como as caixas seriam utilizadas. No dia da aula, a professora explicou que a turma teria que realizar algumas missões em um novo projeto, sendo que a primeira tarefa seria explicar o caminho da sala para um convidado.
“Antes disso, sugeri que criássemos uma mascote da turma para ser nosso novo colega, e que, como iríamos falar sobre computação, perguntei como poderia ser esse novo colega e os próprios alunos sugeriram que fosse um robô. Assim, com todas as caixas no chão da sala, eles escolheram as que iriam formar o corpo do robô, depois dividimos a turma em cinco grupos e cada grupo ficou responsável por uma parte do robô, eles pintaram e decoraram conforme seus gostos,” explicou a professora.
No dia seguinte, os alunos terminaram de confeccionar a robô e os grupos se reuniram para escolher o nome dela. Em um passeio pela escola, a turma de 1º ano passou pelas outras salas, diretoria, cozinha e pela equipe de limpeza pedindo que todos votassem no nome preferido e o escolhido foi ROBOLÁTICA!
“De volta à sala nós começamos a conversar sobre os trajetos que a Robolática teria que percorrer para chegar aos lugares da escola, começando pela pracinha, passando pelo banheiro, refeitório, quadra e por fim, a sala, isso tudo mentalmente. Depois, fizemos o trajeto do portão da escola até a sala. Foi muito divertido, a Robolática encontrou um lugar na sala e lá permanecerá”, contou Gracieli.
Com a turma do 2º ano, a professora explicou que o processo de criação foi o mesmo, mas a escolha do nome do robô foi feita através de votação somente pelos alunos da sala e o nome escolhido foi MIGUEL.
O 2º ano ainda passeou, junto com o robô Miguel, pelos arredores da escola, o que gerou um debate entre a turma depois do passeio. “Nossa escola está localizada em uma área onde muitas famílias vivem com o mínimo de condições, no que se refere à moradia, emprego, porém, algumas crianças vêm de outras regiões do bairro e não conheciam as ruas para além da escola. Já na sala de aula, conversamos sobre as condições de moradia, sobre os cuidados com o meio ambiente e foi visível, durante o debate, a preocupação das crianças, pois como essa "paisagem" faz parte do dia a dia deles, tudo parece normal, mas a partir do momento em que se vai até o local para observar esses pontos, você começa a perceber que pode fazer diferente”, destacou.
Em ambas as turmas, segundo a professora, habilidades como respeito em ouvir o outro, trabalho em grupo e até mesmo senso de democracia foram potencializadas durante todo os processos da atividade.
Crianças participaram de todo o processo de criação das mascotes.
Gracieli também compartilhou suas impressões sobre as atividades propostas pelo Ativamente. “Eu achei as propostas muito boas, desafiadoras e ao mesmo tempo lúdicas. As crianças estão bastante animadas pelas próximas atividades e tenho certeza que irão adorar. As propostas mexem com a imaginação das crianças e faz tudo ficar mais divertido. Eu que essas atividades vêm para fortalecer e complementar nosso trabalho em sala de aula”, finalizou.
Acontece no Mundo Ativamente
Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!
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