top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Onde saber mais sobre Aprendizagem Criativa e Pensamento Computacional?

Atualizado: 9 de nov. de 2022


Compartilhar conhecimento, ideias e boas práticas está no DNA do Ativamente. Acreditamos que quanto mais aprendemos, mais ensinamos e quanto mais ensinamos, mais aprendemos. É um ciclo que não se encerra e é um privilégio dividir o que sabemos, especialmente com quem está conosco nessa incrível e transformadora jornada que é a educação.


Cursos sobre aprendizagem criativa e pensamento computacional capacitam e incentivam a formação dos educadores.


Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Por isso, ter acesso a cursos e formações sobre os temas que sempre trabalhamos no Ativamente é fundamental, ainda mais quando o que mais buscamos é contribuir para que o aprendizado seja transformador na vida dos alunos, dentro e fora da sala de aula.


Pensando naqueles que desejam se aprofundar no mundo da aprendizagem criativa e do pensamento computacional, separamos alguns cursos, aulas e formações, disponíveis gratuitamente na internet, que vêm justamente ao encontro de um dos pilares do Ativamente: capacitar e incentivar a formação dos educadores envolvidos com o nosso projeto. Confira o que destacamos ( é só clicar na palavra ou expressão em negrito na lista abaixo, que você será direcionado para os sites dos cursos e aulas):


1 - No canal do Youtube do Ativamente você encontra as aulas ministradas pela nossa equipe pedagógica. Aproveita para se inscrever e acompanhar nosso conteúdo!


2 - A Escola Virtual da Fundação Bradesco possui vários cursos disponíveis que abordam o pensamento computacional, scratch e aprendizagem criativa. Bem dentro daquilo que os alunos estão aprendendo nos laboratórios do Ativamente!


3 - O curso oferecido pelo MEC possibilita compreender os quatro pilares do pensamento computacional e como utilizá-los na hora de resolver problemas.


4 - Na plataforma Escolas Conectadas destacamos a formação “Se meu computador pensasse: uma correlação entre a lógica computacional e os problemas do dia a dia”. Além deste curso, o espaço disponibiliza diversos cursos de formação continuada para educadores, todos on-line, dentro do universo da aprendizagem criativa e pensamento computacional. Várias opções para inovar na prática educacional.


5 - A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) promove e compartilha práticas, aulas e cursos, tudo voltado para a aprendizagem criativa. São diversas experiências compartilhadas por educadores que acreditam na educação criativa e relevante.


6 - O Portal de Cursos Abertos da UFSCar oferece o curso “Scratch: introdução à programação para educadores". Além dele, há vários cursos na área de educação e tecnologia, todos de acordo com seu interesse e perfil.


“Um dos pilares do Ativamente é oferecer capacitação e apoio formacional aos educadores envolvidos no projeto. A gente tem buscado, cada vez mais alinhados à Secretaria Municipal de Educação, oferecer essa diversidade de conteúdo. Entendemos que faz parte do nosso papel também, não só entregar por meio da nossa equipe pedagógica, mas indicar e sugerir formações de qualidade que estão disponíveis para todos acessarem. Hoje a gente sabe que os educadores e as educadoras estão sempre buscando o melhor, buscando mais conhecimento, para poder seguir esta nobre jornada em prol da educação,” destacou Gustavo Bonafé, diretor de experiência educacional do Ativamente.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

bottom of page