top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Palestra aborda conceitos e elementos pedagógicos do método Ativamente

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Nesta terça-feira (13), aconteceu a palestra on-line sobre Letramento Digital, Pensamento Computacional e Atividades Plugadas. O evento, promovido pela equipe do Ativamente, foi direcionado aos educadores e educadoras que fazem parte do projeto “Poços Educação para o Futuro” e contou com a participação de dezenas de professores e professoras das turmas de 3º ao 5º ano, das 25 unidades escolares da rede municipal de ensino.



Palestra promovida pelo Ativamente contou com dezenas de educadores.


A palestra teve o objetivo de mostrar os elementos pedagógicos da etapa em andamento, os conceitos utilizados na construção das atividades pedagógicas, além de ser um momento para compartilhar experiências e de interação entre a equipe pedagógica do Ativamente e os educadores que participam do projeto.


Roberta Taffarello, professora e pedagoga integrante da equipe Ativamente, começou falando das Competências Gerais da Educação Básica (Conhecimento; Pensamento Científico, Crítico e Criativo; Senso Estético; Comunicação; Argumentação; Cultura Digital; Autogestão; Autoconhecimento e Autocuidado; Empatia e Cooperação; Autonomia), salientando que muitas delas são utilizadas de forma permanente e dão ênfase às habilidades trabalhadas no método Ativamente.


“A gente não se baseia só na BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que traz uma linha, traz uma parte mais solidificada de onde podemos ir, mas a gente também olha para o currículo do CIEB (Centro de Inovação para a Educação Brasileira), que mostra onde estou e aonde eu quero chegar com meus estudantes. Então, esse currículo do CIEB, que traz essa parte de cultura digital, tecnologia e pensamento computacional, vai desde a educação infantil até o ensino médio. Ele também é um norte para nós”, disse.


Gisele Mendes, pedagoga, especialista em Formação de Professores, Design Institucional e em Gestão Escolar, também compartilhou conhecimento e experiências durante a palestra. A pedagoga falou sobre o pensamento computacional, definindo o conceito, apontando sua importância no desenvolvimento de atividades do dia a dia e principalmente, como ferramenta na resolução de problemas. Aprofundando no universo do pensamento computacional, a educadora mostrou, com exemplos práticos, como a habilidade é uma ferramenta fundamental e destacou que seus pilares estão presentes em qualquer área interdisciplinar.


Outro assunto abordado durante a palestra foi o Letramento Digital e como ele implica em saber se comunicar nas mais variadas situações e em cenários digitais distintos. “Quando a gente fala de letramento digital, a gente não fala só de simplesmente usar o computador, ou um celular, mas estamos falando de interpretar, saber como se comportar nesse local que a gente fala que é multimodal, ele tem múltiplas modalidades, vários tipos de mídias. Então, a gente pensa em como vamos desenvolver essas habilidades, essas competências e fazer bom uso dessas habilidades nesse mundo tecnológico”, explicou Roberta.


Palestra abordou os conceitos utilizados na construção das atividades pedagógicas do Ativamente.


A pedagoga apontou, ainda, como o trabalho dos professores em sala de aula pode auxiliar e incentivar os estudantes ‘nativos digitais’, no uso dos dispositivos de forma benéfica, de maneira que eles possam manusear os recursos básicos, desenvolver novas habilidades e ir além das redes sociais. “Por mais difícil que às vezes seja a questão dos desafios de acesso, é importante que a gente oportunize isso para os nossos estudantes. Às vezes, você, professor, será a única fonte para mostrar para ele por qual caminho ir, como usar a tecnologia, como ser um cidadão digital”, disse.


Por fim, as atividades plugadas entraram em pauta. Com exemplos simples e práticos, as palestrantes demonstraram como essas atividades podem ser trabalhadas de forma interdisciplinar nas séries do ensino fundamental.


E vem mais por aí! Dia 20, às 19h, tem outra palestra sobre Letramento Digital e Atividades Desplugadas, voltada para os educadores de 1º e 2º ano.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

bottom of page