Discos, fita-cassete, máquina de escrever, VHS, pen drive. Esses foram alguns dos objetos que fizeram parte da viagem pelo mundo digital, realizada pelos alunos do 4º ano da Escola Municipal Flávio de Souza Nogueira, em Sorocaba (SP), que participam do projeto Conecta.
Estudantes tiveram contato com objetos diferentes e compreenderam a evolução da tecnologia
A atividade proposta aos alunos foi de uma viagem no tempo para que eles tivesse contato com a evolução da tecnologia, desde aparelhos bem antigos, como o gramofone e o cilindro fonográfico, até os objetos e recursos mais modernos, como a Nuvem, que armazena arquivos virtualmente e a ‘Alexa’, que responde a comandos de voz e toca até a playlist musical favorita do usuário.
Segundo a mediadora de aprendizagem, Mariana Oliveira Gentile, os estudantes entenderam a funcionalidade de cada objeto e ficaram encantados com um mundo, até então, desconhecido. “Os alunos tiveram contato com vários objetos antigos, itens que muitos não conheciam ou nunca tinham segurado, como discos de vinil, fita-cassete, fita VHS, MP3, Pen drive, etc. Com essa aula, eles acompanharam a evolução como uma história e depois realizaram uma atividade utilizando a própria plataforma estudada no final (Google Drive, a Nuvem que utilizamos no Conecta), que será realizada continuamente nas próximas semanas”, explicou.
Ainda segundo a mediadora, a aula é muito divertida e interessante. Os estudantes ficam bastante interessados e gostam do tema, principalmente quando reconhecem algum objeto. “Eles ficam ansiosos para falar do que já viram na casa de um tio, do avô, ou do pai. No contato com uma máquina de escrever todos queriam para apertar as teclas, chegar até o final para tocar o sininho, retornar ao começo. É muito interessante como esses objetos antigos deixam as crianças encantadas. Em todas as turmas eu os deixo segurar o disco de vinil, a fita-cassete, o pen drive, para eles sentirem como é, sentirem a textura e como tudo foi se modernizando com o tempo. É algo que eles gostam muito”, disse.
Máquina de escrever chamou a atenção e despertou a curiosidade dos alunos
Mariana relatou ainda que a atividade pode ser atrelada aos assuntos trabalhados com os alunos nas aulas de história e geografia, já que é feita uma linha do tempo mostrando desde os tempos antigos até os dias de hoje. “Eles se sentem conectados, como se fizessem parte daquele tempo passado. Os professores que acompanham também se manifestam bastante, muitas vezes pedindo que os alunos relembrem de aulas anteriores na hora de analisar os itens, além de adorarem ver as crianças conhecendo objetos que marcaram a geração deles.”
A mediadora de aprendizagem também destacou o papel do projeto na formação de cidadãos bem informados sobre a tecnologia e conscientes sobre o bom uso da internet, que pode ser utilizada como uma ferramenta útil no dia a dia, não apenas como entretenimento. Além disso, enfatizou a importância do letramento digital e da tecnologia na educação. “Primeiramente, o letramento digital é extremamente necessário para que as crianças tenham esse contato inicial com dispositivos com acesso à internet de forma mais responsável, e o letramento digital que ensinamos no Conecta vai desde como ligar o computador, como tirar fotos, até acessar aplicativos do dia a dia, realizar pesquisas para trabalhos, entre outras coisas inicialmente básicas. Esses programas e aplicativos podem facilitar bastante o aprendizado das crianças, pois são muito relacionados com raciocínio lógico e estimulam os reflexos, a lateralidade e a coordenação motora. Além disso, a tecnologia também pode ser incluída para crianças com necessidades especiais para que consigam realizar as mesmas atividades, mas com algumas adaptações, que também permitam os mesmos conhecimentos. A escola saber caminhar junto com a evolução tecnológica só tem a acrescentar em todo o ambiente educacional”, finalizou.
Os estudantes seguem por essa viagem pelo mundo da tecnologia e irão aprender mais sobre o Sistema Solar, utilizando o Google Drive, Chromebook e fazendo pesquisas e registros no Google Docs. A conclusão se dará com uma apresentação dos resultados das pesquisas utilizando o Google Slides, compartilhando em sala de aula imagens e informações sobre o planeta favorito.
O blog continuará acompanhando as atividades para compartilhar aqui todo o aprendizado e criatividade dos alunos!
Comments