top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Pesquisas, descobertas, muita dedicação e maquetes criativas

Alunos dos sextos anos da escola Municipal Wilson Hedy Molinari finalizaram seus projetos da 2ª etapa do Ativamente e nesta terça-feira (29) foi dia de apresentar as maquetes prontas. Sob a orientação e supervisão da professora Maria Helena de Lima, apoio da monitoria do Ativamente e o empenho e criatividade dos estudantes, o resultado dos trabalhos foi um sucesso!


Trabalhos criativos e ricos em detalhes foram apresentados pelos estudantes.


Depois de trabalharem na construção de pluviômetros com materiais recicláveis e instalarem Leds e Buzzers no instrumento meteorológico já montado, os estudantes puderam colocar em prática o que aprenderam. As maquetes representavam cidades e nelas os estudantes utilizaram, além de materiais recicláveis, componentes eletrônicos para montar suas construções e demostrar como um pluviômetro pode ser útil nas cidades, principalmente em locais que sofrem com chuvas e inundações.


A professora explicou que aproveitou as aulas de geografia para que os alunos idealizassem e projetassem suas maquetes. Além disso, durante as aulas do Ativamente, eles também puderam pesquisar sobre como iriam compor seus projetos.


“Foi um trabalho interdisciplinar, aproveitei as aulas de geografia para que eles criassem as maquetes e assim finalizassem a segunda etapa do Ativamente. Eles começaram, durante as aulas do Ativamente, elaborando o desenho para ver como seria a cidade deles. Depois, eles começaram a trazer as caixinhas, cortar os papelões, colar, cortar, alguns pintaram, houve muita troca de ideias e de materiais entre eles. Eu destaco o empenho deles em relação à atividade proposta, nós juntamos o trabalho de Geografia com o Ativamente na ligação dos leds e eles se empolgaram bastante, foi um trabalho longo, mas deu tudo certo. Eles ficam empolgados porque é novidade para eles o contato om esse tipo de material e eles amam, por isso, eu só tenho que agradecer essa parceria com o Ativamente”, destacou Maria Helena.



Alunos colocaram em prática o que aprenderam durante as aulas do Ativamente.


Empolgados com as maquetes prontas e com os leds ligados, os alunos falaram sobre o que mais gostaram na atividade.


Alice de Carvalho - O que eu mais gostei foi dos Leds, porque foi super divertido montar, colocar na água, foi uma descoberta muito interessante e montar a maquete também foi muito divertido. Eu gosto das aulas do Ativamente porque eu descubro coisas que não conhecia, coisas novas sobre tecnologia, que é uma coisa que eu tenho bastante interesse em aprender.


Ana Lívia Carvalho - Eu gostei muito de montar os Leds e também de fazer o pluviômetro caseiro, porque agora eu fiz um lá em casa, com ajuda do meu pai e do meu irmão e quando chove dá pra medir e é super divertido.


Yuri Pereira - Eu gostei de colar as partes das casas, também gostei de colocar os Leds, de mexer com baterias. Eu gosto muito quando a gente mexe com computador e coisas eletrônicas tipo o Led, o Buzzer, é legal porque é diferente das aulas e a gente aprende muitas coisas diferentes também.


Heitor Soares - Eu gostei de fazer maquetes, de montar as cidades e eu gosto também de mexer com tecnologia, então eu quero aprender mais sobre isso. Eu acho muito legal ter o Ativamente na escola porque é uma coisa diferente e um estudo a mais que a gente tem.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


bottom of page