top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Plugados ou desplugados, alunos conciliam conteúdos para um aprendizado lúdico

A combinação entre o conteúdo visto em sala de aula e as atividades realizadas durante o Ativamente tem sido bastante proveitosa para o 3º ano C, da professora Patrícia Trevisan Couto, lá da escola Municipal José Raphael Santos Netto.


Atividade incentiva expressão artística corporal dos alunos.


A professora relatou que nas aulas de português os alunos estavam estudando sobre substantivos comuns e próprios e com o Ativamente, durante as atividades ‘Vamos inventar coisas e nomes?’, os estudantes puderam criar novos substantivos e assim, potencializar o aprendizado. “Na sala do Ativamente eles já tinham feito a animação com o nome deles, depois colocaram o nome da escola e fizeram também uma animação com o nome da unidade e tudo isso no Scratch, plugados. Depois, eles criaram a junção de substantivos, juntando torradeira com borracha, por exemplo, para ver qual novo substantivo surgiria, qual nome surgiria desse novo objeto. Assim, eles foram trabalhando todo o conteúdo de forma lúdica durante o Ativamente,” disse.


A educadora contou ainda que paralelamente a isso, os alunos estavam aprendendo sobre body art nas aulas de arte, uma forma de fazer arte utilizando o corpo. A partir daí, Patrícia teve a ideia de, através de uma atividade desplugada, incentivar a expressão artística dos alunos a partir do próprio corpo. Ela sugeriu que eles formassem o nome da escola e para isso, os estudantes usaram a matemática para definir quantas crianças seriam necessárias para formar parte do nome da unidade (Zé Netto, como é mais conhecida).


Os alunos se organizaram, se dividiram e a partir de suas próprias percepções foram ‘encaixando’ cada um na formação das letras. “Depois de uma aula do Ativamente fomos para o pátio, nos organizamos e eles conseguiram montar o nome da escola. Foi uma construção interdisciplinar, usamos não só o pensamento computacional, mas também os conteúdos que estudamos, fora a organização deles para criar. Eu fiquei feliz com o resultado final, eles ficaram muito felizes de ver e gostaram de fazer; acabou sendo uma obra de arte também, uma maneira de utilizar o seu corpo como uma forma de expressão”, destacou a professora.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page