top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Lançamento do projeto Poços Educação para o Futuro

Atualizado: 5 de jul. de 2022

No dia 11 de abril aconteceu o lançamento do programa Poços Educação para o Futuro, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Poços de Caldas.

Representantes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipal e da A Recreativa no lançamento do projeto


Poços Educação para o Futuro é um projeto que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as 25 escolas municipais da cidade, e está impactando positivamente a vida de mais de 12 mil crianças.


Esta iniciativa é uma parceria entre Prefeitura de Poços de Caldas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e A Recreativa que, segundo o portal de notícias da prefeitura de Poços de Caldas, é a “empresa poços-caldense referência em atividades lúdicas, que completa 72 anos em 2022.”


A Aprendizagem Criativa visa o prazer do conhecimento, por meio de técnicas que criam uma atmosfera divertida e instigante para aprender. É um método de educação que pode coexistir com a educação tradicional e colaborar para a formação de pessoas livres, responsáveis, críticas, ativas e, claro, criativas.


“O método Ativamente é o marco inicial de um trabalho fundamental que deve ser realizado de forma contínua.” Diz o prefeito Sérgio Azevedo.


No evento, o professor e pesquisador Rubens Massa, CEO da A Recreativa, apresentou o método Ativamente para os educadores e gestores das 25 escolas que fazem parte do programa Poços Educação para o Futuro.


O evento contou com a presença de autoridades, da equipe da A Recreativa, de educadores e gestores da Rede Municipal de Ensino


Na Prática


O programa consiste na oferta de materiais, laboratórios de informática, capacitações e apoio técnico e pedagógico para as aulas de aprendizagem criativa nas escolas.


Os laboratórios itinerantes do projeto contam com laptops de última geração e internet de alta velocidade.


Atualmente, o programa Poços Educação para o Futuro contempla os alunos do Ensino Fundamental I. As turmas do primeiro e segundo anos trabalham com atividades desplugadas (por meio de jogos físicos que desenvolvem a lógica do pensamento computacional), enquanto os estudantes do terceiro ao quinto ano realizam atividades digitais.


Segundo Rubens Massa, a Aprendizagem Criativa do método Ativamente engloba quatro dimensões: a ambientação (com a criação de micromundos fantásticos), o ensino do pensamento computacional, a livre criação e o compartilhamento.


O método está de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e trabalha, entre outras coisas, o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.


Acontece no Mundo Ativamente



Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page