top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Produzindo um jornal e compreendendo os conflitos do mundo

A 4ª etapa do Ativamente foi finalizada com sucesso e muito aprendizado na Escola Municipal Professora Edir Frahya. Por lá, os nonos anos produziram um jornal digital, onde tiveram como tema central os “Conflitos Mundiais”, sob instrução da professora de geografia, Angélica Pereira Rezende Vilas Boas.


Estudantes pesquisaram bastante para a produção do jornal.


Para esta atividade, alunos e professores tiveram liberdade de criação, podendo trabalhar temas pertinentes ao universo dos estudantes ou relacionados ao que já trabalham em sala de aula. Assim, a proposta visava desenvolver habilidades como compreensão, interpretação e raciocínio lógico, com a possibilidade de os alunos se aprofundarem nos diferentes gêneros textuais, utilizando ferramentas de pesquisa disponíveis.


Os estudantes do 9º ano B contaram como foi a experiência de trabalhar na produção de um jornal e destacaram os temas que escolheram, olha só:


Ana Julia e Camile: Foi uma experiência muito legal porque foi algo que a gente nunca tinha feito e aprendemos novas coisas. O tema que a gente escolheu foi a Guerra da Rússia X Ucrânia, porque achamos importante, um tema que muitas pessoas falavam no passado, mas agora já sumiu dos assuntos, mas ainda continua acontecendo.


Lavínia e Ana Lívia:Eu achei muito legal criar o jornal, porque foi uma experiência diferente, não é todo dia que a gente tem essas atividades e achamos bem interessante mexer no computador. A gente escolheu o tema do Holocausto, porque já tínhamos falado sobre isso na aula de história e a gente achou mais fácil para escrever e falar sobre isso no jornal. E a gente se identificou porque foi algo muito triste o que aconteceu”.


Maria Carolina e Alan: “Foi bem legal porque eu não sabia como funcionava e ainda mais estudar coisas que eu nunca tinha ouvido falar antes. O tema que escolhemos foi a Guerra Civil na Síria, foi o tema que mais chamou a atenção da gente.”


Giovani: “Criar o jornal foi uma ideia muito legal, porque além de estimular a criatividade e poder estar melhorando na escrita, achei a ideia muito fera. O tema que eu escolhi foi a 1ª Guerra Mundial, por conta de ser a primeira, foi uma guerra que impactou muito e até hoje tem resquícios, sendo que depois tivemos a 2ª guerra mundial, que também foi por conta da primeira.”



Conflitos mundiais foi o tema trabalhado pelo 9º ano B.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

 

 

bottom of page