top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Professora faz rodízio de clássicos infantis do Ativamente e deixa a leitura ainda mais atrativa

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Os minilivros de clássicos infantis do Ativamente já foram lidos e compartilhados pelos alunos do 2º ano da professora Margareth Imesi Silva, na Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira.


Coleção de minilivros conta com uma série de clássicos infantis.


A educadora contou que fez um rodízio de livros na sala. Assim, cada aluno levava um livrinho para casa, ficava com ele por dois dias para ler toda a história e depois trocava com o colega. Ao terminar a leitura, o estudante ia à frente da sala, mostrava o livro e as imagens para os outros alunos e contava a história com suas próprias palavras. Desse jeito, a viagem por um novo mundo ficava cada vez mais atrativa.


“Foi muito interessante porque um ficou conhecendo a leitura do outro e ficou curioso para ler o livrinho, então a troca, o rodízio de livros, foi uma experiência muito legal. Eles gostaram muito dos livros, que são contos conhecidos, como ‘João e o pé de feijão’, ‘João e Maria’. Foi muito produtiva essa atividade,” disse.


A proposta do Ativamente com a entrega dos minilivros de clássicos infantis para as turmas de 1º e 2º ano, é mais do que um incentivo adicional à leitura, mas uma forma de ampliar o repertório de trabalho para potencializar o desenvolvimento de competências como pensamento criativo, pensamento crítico e cooperação.


A professora Margareth amou a ideia. “Percebi que o trabalho [do Ativamente] era muito voltado para a lateralidade, os jogos, que são ricos também, mas muito voltados para a lateralidade. Eu, como sou professora alfabetizadora, sempre achei que se tivesse algo voltado para língua portuguesa seria melhor nessa fase de alfabetização. Então, os livros vieram a calhar, porque trabalhamos muito a leitura, esses livrinhos são pequenos, fáceis de manusear, fáceis de carregar. Eu achei que foi uma experiência muito rica na área de língua portuguesa, especificamente da leitura, foi muito legal e de muito proveito mesmo, na minha sala deu muito certo,” apontou.


Livros foram entregues aos alunos nas escolas no início da segunda etapa do Ativamente.


Lembrando que os minilivros de clássicos infantis fazem parte do acervo do Ativamente e foram entregues a todos os alunos das turmas de 1º e 2º ano, no início desta segunda etapa do projeto nas escolas.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

bottom of page