top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Professoras da escola Lions Club criam bonecos para as atividades do Ativamente

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Na sexta-feira (3) a professora Fabiana Marçal e a professora Nina Gomes, da Escola Municipal Lions Club Centro, aplicaram a atividade Trilha da Centopeia com os alunos do 1º ano.

Professora Fabiana Marçal e Zé Centopeia na Escola Municipal Lions Club Centro


Para dar vida à ação, elas criaram um boneco para ser o personagem Zé Centopeia, enquanto os alunos elaboraram um caminho para o Zé percorrer, usando setas e ações – como virar um bicho, andar diferente e dançar.


A diversão e a participação ativa de alunos e educadores é a essência da Aprendizagem Criativa. Um exemplo de como essa abordagem é estimulante e significativa é quando a professora Nina diz que, a forma como ela e a professora Fabiana estão aplicando as atividades do Ativamente, ajuda a analisar e melhorar a aprendizagem dos alunos em relação aos outros conteúdos escolares. Além de colaborar com o convívio positivo entre os alunos que foi perdido durante a pandemia.


História que leva à Trilha da Centopeia


Na atividade anterior (Labirinto da Robô) os alunos e as professoras ajudaram a Robô a se movimentar melhor. Depois disso a Robô começou a se mexer melhor, ela rebolava e dançava de um lado para o outro da estante…


A dança dela era muito engraçada e chamou a atenção de uma pequena Centopeia que estava dormindo no vaso do girassol.


A pequena Centopeia, vendo aquela dança maluca, deu muita risada. Ela ficou curiosa e pensou: eu vivo neste vaso há anos e nunca vi a Robô se mover, muito menos dançar assim.


Enchendo-se de coragem, a Centopeia que era muito tímida, gritou:


– Ei, Robô, você parece estar se divertindo muito. Posso me juntar a você?


E a Robô respondeu:


– Claro, Centopeia, venha até aqui, pode subir.


Com um sorriso no rosto a Centopeia seguiu para se encontrar com a Robozinha. Zé Centopeia subiu pela prateleira e se aproximou da amável Robô.


– Olá, meu nome é Zé Centopeia, e o seu?


– Oi, Zé, meu nome é Luci, sou uma robozinha e adoro dançar.


– Sabe, Luci, eu me animei com você dançando, vamos dançar juntos?


E assim Luci e Zé começaram uma dança maluca e muito divertida no meio da prateleira da sala. Quando estavam bem cansados, os dois se sentaram.


– Luci, eu vivo há anos nesta sala e nunca vi você se mexer.


– Ah, Zé, é que hoje estou muito feliz, pela primeira vez eu consegui me mexer rápido, olha só! – disse Luci fazendo um movimento muito rápido.


– Nossa, você está rápida mesmo. Quer dizer que você nunca se mexeu assim? – perguntou Zé curioso.


– Não, sempre muito devagar e nunca saí da prateleira também – disse Luci tristinha.


– E se a gente convidar nossos amigos para se divertirem também?


– Com certeza! Vamos pedir ajuda para a professora!


A partir deste ponto da história, a turma inicia a Trilha da Centopeia – com muita diversão e desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.


As aprendizagens que a atividade proporciona


As atividades de Aprendizagem Criativa são construídas para despertar a curiosidade das crianças, de maneira compatível com a idade, e, com isso, desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a facilidade em resolver problemas de forma leve e empolgante.


Esta atividade envolve a aprendizagem do pensamento computacional, artes, matemática e educação física. Pois a turma cria personagens, trabalha a expressão corporal, o raciocínio lógico, a coordenação motora e o sentido e direção.


Além do mais, as aulas de Aprendizagem Criativa do Ativamente estimulam o desenvolvimento de saberes e competências que fazem parte das exigências da BNCC. Nesta atividade foi possível trabalhar comunicação, empatia, cooperação, flexibilidade cognitiva, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural e inspirar e promover a cultura maker.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


Comentários


bottom of page