Na sexta-feira (3) a professora Fabiana Marçal e a professora Nina Gomes, da Escola Municipal Lions Club Centro, aplicaram a atividade Trilha da Centopeia com os alunos do 1º ano.
Professora Fabiana Marçal e Zé Centopeia na Escola Municipal Lions Club Centro
Para dar vida à ação, elas criaram um boneco para ser o personagem Zé Centopeia, enquanto os alunos elaboraram um caminho para o Zé percorrer, usando setas e ações – como virar um bicho, andar diferente e dançar.
A diversão e a participação ativa de alunos e educadores é a essência da Aprendizagem Criativa. Um exemplo de como essa abordagem é estimulante e significativa é quando a professora Nina diz que, a forma como ela e a professora Fabiana estão aplicando as atividades do Ativamente, ajuda a analisar e melhorar a aprendizagem dos alunos em relação aos outros conteúdos escolares. Além de colaborar com o convívio positivo entre os alunos que foi perdido durante a pandemia.
História que leva à Trilha da Centopeia
Na atividade anterior (Labirinto da Robô) os alunos e as professoras ajudaram a Robô a se movimentar melhor. Depois disso a Robô começou a se mexer melhor, ela rebolava e dançava de um lado para o outro da estante…
A dança dela era muito engraçada e chamou a atenção de uma pequena Centopeia que estava dormindo no vaso do girassol.
A pequena Centopeia, vendo aquela dança maluca, deu muita risada. Ela ficou curiosa e pensou: eu vivo neste vaso há anos e nunca vi a Robô se mover, muito menos dançar assim.
Enchendo-se de coragem, a Centopeia que era muito tímida, gritou:
– Ei, Robô, você parece estar se divertindo muito. Posso me juntar a você?
E a Robô respondeu:
– Claro, Centopeia, venha até aqui, pode subir.
Com um sorriso no rosto a Centopeia seguiu para se encontrar com a Robozinha. Zé Centopeia subiu pela prateleira e se aproximou da amável Robô.
– Olá, meu nome é Zé Centopeia, e o seu?
– Oi, Zé, meu nome é Luci, sou uma robozinha e adoro dançar.
– Sabe, Luci, eu me animei com você dançando, vamos dançar juntos?
E assim Luci e Zé começaram uma dança maluca e muito divertida no meio da prateleira da sala. Quando estavam bem cansados, os dois se sentaram.
– Luci, eu vivo há anos nesta sala e nunca vi você se mexer.
– Ah, Zé, é que hoje estou muito feliz, pela primeira vez eu consegui me mexer rápido, olha só! – disse Luci fazendo um movimento muito rápido.
– Nossa, você está rápida mesmo. Quer dizer que você nunca se mexeu assim? – perguntou Zé curioso.
– Não, sempre muito devagar e nunca saí da prateleira também – disse Luci tristinha.
– E se a gente convidar nossos amigos para se divertirem também?
– Com certeza! Vamos pedir ajuda para a professora!
A partir deste ponto da história, a turma inicia a Trilha da Centopeia – com muita diversão e desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.
As aprendizagens que a atividade proporciona
As atividades de Aprendizagem Criativa são construídas para despertar a curiosidade das crianças, de maneira compatível com a idade, e, com isso, desenvolver o raciocínio lógico, a criatividade e a facilidade em resolver problemas de forma leve e empolgante.
Esta atividade envolve a aprendizagem do pensamento computacional, artes, matemática e educação física. Pois a turma cria personagens, trabalha a expressão corporal, o raciocínio lógico, a coordenação motora e o sentido e direção.
Além do mais, as aulas de Aprendizagem Criativa do Ativamente estimulam o desenvolvimento de saberes e competências que fazem parte das exigências da BNCC. Nesta atividade foi possível trabalhar comunicação, empatia, cooperação, flexibilidade cognitiva, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural e inspirar e promover a cultura maker.
Acontece no Mundo Ativamente
Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!
댓글