top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Programando o robô: diversão e aprendizado caminham juntos

Atualizado: 10 de mar. de 2023

As atividades do módulo zero sobre Letramento digital já estão acontecendo e animando os alunos nas escolas municipais de Poços. Além de estimular habilidades que serão potencializadas durante as aulas do Ativamente, o módulo tem possibilitado momentos de diversão, união e aprendizado.


Uma das atividades já realizadas e que animou alunos e educadores foi a “Programando o Robô”. Desenvolvida para ser executada com os alunos de 3º ao 9º ano, a atividade busca despertar a descoberta sobre o computador e suas funcionalidades, introduzindo conceitos básicos de programação e sobre os componentes do computador, sempre de forma lúdica e interativa. Além disso, a proposta inclui o desenvolvimento de habilidades da BNCC, como: utilização segura, crítica e ética de tecnologias da informação e comunicação, incluindo computadores, aplicativos e ferramentas digitais; compreensão de como a tecnologia funciona e sua influência na sociedade e no mundo e habilidade para solução.


Circuito no chão indicava o caminho que o aluno (robô) devia seguir, de acordo com os comandos dados pela turma.


Com um circuito simples, feito no chão com fita crepe e apontando caminhos para direita e para a esquerda, para trás e para a frente, um aluno da turma se transforma no Robô. A partir daí, o restante da classe trabalha como programador, dando os comandos ao Robô para que ele chegue ao final do trajeto. No meio do caminho, são colocados marcadores com perguntas sobre os componentes do computador e os estudantes devem responder corretamente as perguntas para seguirem “programando” o robô.


Os alunos ficaram empolgados com a atividade, que também pôde ser adaptada de acordo com a criatividade dos monitores. A monitora Beatriz Loiola Silva contou que na Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto, o Caic, a proposta foi muito bem aceita e aproveitada, tanto pelos alunos, quanto pelos educadores. Ela incrementou a atividade com alguns objetos e placas que foram colocados ao longo do caminho e que o robô ia vestindo ou executando conforme avançava no circuito. “Eu dividi as salas em dois grupos e fiz o circuito no chão. Nesse circuito eu coloquei peruca, cachecol, plaquinhas com frases como “Cante uma música” ou “Pose para a foto” e eles iam fazendo. Também usei óculos, cobri as lentes e o aluno que estava como robô usava os óculos, não via nada e era conduzido pelos colegas. Os alunos interagiram muito, foi bem competitivo porque todo mundo queria responder, todo mundo se envolveu, os professores, a diretoria, enfim, foi muito interessante e divertido”, disse.


Já a monitora Maria Clara Silva resolveu fazer um pouco diferente. Ela aproveitou sua experiência no teatro para adaptar jogos que tivessem ligação com as propostas do Ativamente. Primeiro ela criou uma atividade bem simples para ativar a memória dos alunos, adaptando o “Jogo do Espelho” para o "Jogo da memória desplugado", onde uma dupla se descaracteriza para que cada um aponte as quatro modificações que o aluno faz nas suas roupas ou no seu corpo.


Maria Clara também modificou o jogo "Máquina de Ritmos" onde os alunos representam a criação de um circuito eletrônico. Neste jogo, cada aluno tem uma função como semicondutor, responsável por executar as operações matemáticas e lógicas em alta velocidade. Cada aluno é responsável por fazer um movimento e um som, complementando um ao outro. “A velocidade desses movimentos é comandada por palmas, o que torna o exercício mais didático e divertido. Eu adaptei as atividades levando em conta o pensamento computacional, porque a máquina de ritmos, por exemplo, seria diferente no teatro, mas na sala de aula a gente fez uma analogia ao circuito para fazer as operações de matemática. Eu gostei bastante da atividade, achei que exercitou muito a concentração e a memória deles, além de ser mais legal aprender podendo criar o seu próprio movimento e som”, destacou.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page