top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Projetos prontos, conhecimento materializado

Os alunos do Ensino Fundamental 2 aprenderam e se divertiram bastante durante a segunda etapa do Ativamente. Com atividades que potencializaram diversas habilidades de acordo com cada série, os alunos entregaram projetos cheios de criatividade e capricho.


Alunos se dedicaram muito para finalizar os projetos.


Na Escola Municipal Professora Nicolina Bernardo, a educadora Tânia Togni Oliveira leciona Língua Portuguesa do 6º ao 9º e acompanha as turmas durante as aulas do Ativamente. Nas propostas para cada série, os estudantes colocaram a mão na massa e trabalharam com ferramentas e materiais diversos.


Teve construção de pluviômetros no sexto ano; introdução aos circuitos elétricos e prototipação de teatro, desde o cenário aos personagens, no sétimo ano; o oitavo avançou pelo universo da eletrônica com a introdução do Arduino e a iluminação de casas inteligentes e o nono ano trabalhou a alimentação saudável e o conceito de horta comunitária, com a introdução do sensor de umidade nos projetos de horta. Enfim, teve muita programação, eletrônica e acesso às plataformas Tinkercad e Arduino.



Muito aprendizado e descobertas durante as aulas do Ativamente.


A professora define os projetos como muito interessantes e destacou o que mais desperta o engajamento dos estudantes. “A finalização é o que mais chama a atenção, quando conseguem visualizar o resultado. A ligação dos leds, a conexão dos elementos, isso mostra a materialização do conhecimento”, disse.


Tânia acredita que sempre há espaço para melhorias e aponta que as propostas da 3ª etapa recém iniciada são bem assertivas. Ela também destaca que o desenvolvimento de habilidades em sistemas computacionais para todas as áreas de conhecimento deve sempre ser trabalhado, para que assim, o aprendizado seja cada vez mais potencializado. “O aprendizado está na materialização do conhecimento exposto no Tinkercad. Ao fazerem as conexões de fios, baterias e ligação de leds, observamos o exato momento em que o aprendizado acontece. Quando os projetos ficam prontos é uma realização, o resultado é realmente gratificante”, destacou.



Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!




bottom of page