top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Propostas elaboradas, aulas dinâmicas, alunos engajados

As primeiras atividades da 3ª etapa do Ativamente estão sendo desenvolvidas com sucesso pela turminha do 4º ano C, da Escola Municipal José Raphael dos Santos Netto. De acordo com a professora Aline Elisabete Machado da Silva, as propostas têm auxiliado no aprendizado geral dos alunos.


Alunos criaram diferentes cenários para suas histórias.


Um dos projetos da 3º etapa, desenvolvido para o 4º ano, trabalha diferentes possibilidades de animação, por meio do uso de recursos digitais em projetos interdisciplinares com Ciências, Artes e Língua Portuguesa, que desenvolvem diversas habilidades de diferentes anos do Ensino Fundamental I.

A professora contou que a atividade “Animando meu desenho” chamou sua atenção. Nesta proposta, os alunos retomam o que foi trabalhado na etapa anterior a respeito da poluição marinha. Depois, criam um desenho e pensam em formas de animá-lo, usando recursos digitais ou não. “Essa proposta chamou mais a minha atenção. Os alunos precisaram confeccionar um cenário com personagens e fantoches para fazer uma apresentação, envolvendo o tema da apostila. Eles fizeram com muita autonomia a atividade toda e depois apresentaram em sala de aula, sem tempo de ensaio e foi um bom trabalho,” disse.


Outra atividade muito bem elaborada e colocada em prática pela turma, onde a professora também aproveitou a parceria com o Ativamente, foi a produção de texto trabalhando o gênero Carta de Reclamação. “Cada aluno fez uma carta de reclamação para a supervisora, dando sugestões de melhorias para a nossa escola. Depois da carta corrigida pela professora e enviada para a supervisora da escola, os alunos digitaram esta carta em e-mail durante a aula do Ativamente e enviaram para o e-mail da supervisora. Assim, pudemos trabalhar o gênero textual e-mail utilizando os recursos do projeto Ativamente”, explicou.


Estudantes esbanjaram criatividade e empenho nesta atividade.


Aline compartilhou ainda que achou as propostas deste ano bem elaboradas e desenvolvidas. Segundo ela, todas as atividades tiveram sequência e objetivos, além de contar com dinâmicas envolvendo mais interação com os alunos. De acordo com a professora, os temas também são encaixados com as habilidades do 4º ano, o que facilita a interdisciplinaridade. “Nós podemos trabalhar em conjunto com os projetos de outras disciplinas, conseguimos planejar e organizar com os monitores as atividades das próximas aulas. Sem contar que a interação e participação dos alunos durante as aulas do programa têm sido muito boas e produtivas, as propostas das atividades têm melhorado a cada dia. Outro fator que melhorou muito foi ter enviado mais computadores para os alunos, com menos computadores eles ficavam mais ociosos”, contou.


Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Geografia, todas essas disciplinas também têm sido trabalhadas durante as aulas do Ativamente. “As atividades ficaram em conjunto com os conteúdos de Ciências e Geografia e através de alguns jogos, nós conseguimos desenvolver bem as habilidades da tabuada, leitura e escrita,” apontou a professora.


Por fim, a educadora destacou a importância do uso equilibrado das tecnologias. “É muito importante para a rotina de desenvolvimento dos estudantes, já que os jovens e adolescentes de hoje em dia usam com muita facilidade a tecnologia, porém, muitos não utilizam os recursos disponíveis de uma forma correta. Uma grande maioria desses jovens não sabe fazer uma pesquisa utilizando os recursos digitais, mas o Ativamente e o acesso a esses recursos de forma correta têm auxiliado muito o desenvolvimento tecnológico desses alunos” finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page