top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Quiz de matemática deixa aprendizado mais divertido

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Dá para aprender e brincar com um quiz sobre expressões numéricas? A resposta é sim e foi isso que os alunos do 5º ano D, do Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza, sob o comando da professora Juliana Prezia Machado, fizeram.



Inspirados no quiz de Astronomia, alunos criaram outro projeto sobre expressões numéricas.


Durante as atividades sobre o Espaço, os alunos interagiram, entenderam a programação e deram novo significado a um quiz sobre astronomia. A atividade consiste em remixar, na plataforma Scratch, um projeto já existente para criar algo novo. A partir daí, eles podem mudar o personagem, o cenário, as perguntas e as respostas na hora da interação. Os estudantes gostaram tanto da dinâmica voltada ao tema de Astronomia, que a professora resolveu aplicar a mesma atividade dentro de um tema que a turma já estava estudando em sala de aula.

“Meus alunos gostaram do quiz de Astronomia, então pensei em contemplar a minha matéria, matemática. Decidimos fazer sobre expressões numéricas, eu orientei-os na montagem das expressões, fizemos algumas mais fáceis e outras mais difíceis, eles chegaram às respostas que precisavam e começaram a montar o quiz. Os alunos toparam a minha ideia de cara, eu entendo que a tecnologia está aí e ela precisa ser utilizada a nosso favor, então nesse momento eu achei interessante o quiz estar ligado a algo que a gente está estudando. Os alunos saem da minha aula e não deixam de trabalhar a matemática, mas com outra ferramenta,” contou a professora.


Estudantes resolvem as expressões e são pontuados a cada resposta certa.


Para que a atividade ficasse bem equilibrada, a educadora fez alguns ajustes e assim, a aula fluiu tranquilamente. “Eles gostaram da experiência, a dinâmica foi tranquila, eles já estão acostumados a trabalhar em grupo. Eu acredito que esse tipo de atividade contribui, mas acho que ainda é mais tranquila para os alunos que têm mais facilidade de lidar tanto com a tecnologia, quanto com a matemática, por isso, para montar esse quiz, eu reorganizei os grupos para que eles ficassem mais equilibrados na hora de responder às questões,” explicou.


Experiências e demandas


A educadora também compartilhou suas impressões sobre o Ativamente que, segundo ela, melhoraram agora na segunda etapa do projeto. “Melhorou quando veio essa segunda proposta com os eixos da BNCC, onde a gente pode ter um aporte do trabalho com esse material disponibilizado para nós. Quando vi que poderia levar um conteúdo meu para o projeto, eu achei muito legal, agora sim a gente trabalha com o concreto da sala de aula. Então, eu achei que essa mudança foi um ganho que o Ativamente trouxe,” apontou.


Ainda na visão da professora, essa nova fase também motiva mais os alunos, que estão animados com o uso da ferramenta Scratch e demonstram mais interesse pelas aulas, que passaram a ter significado no dia a dia deles.


Com relação às demandas, Juliana também fez alguns apontamentos. Para ela, os trabalhos fluiriam melhor se aumentasse o número de computadores disponíveis. Além disso, a professora destacou a necessidade de maior apoio aos educadores no que diz respeito ao domínio da tecnologia, já que muitos professores ainda não estão tão familiarizados com as ferramentas digitais.


“Novamente eu reforço a importância da equipe Ativamente estar aberta, em constante comunicação com as educadoras, para receber essas demandas e aprimorar a nossa entrega. Uma série de mudanças já foram feitas da primeira para a segunda etapa, graças a esse processo de compartilhamento. Em setembro, vamos providenciar uma série de atividades de cunho pedagógico e a questão do aumento do número de computadores disponíveis em sala de aula já está sendo trabalhada em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação,” destacou Gustavo Bonafé, diretor de experiência educacional do Ativamente.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

Comments


bottom of page