top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

#Retrospectiva 2023: Relembrando relatos e projetos incríveis

Tem retrospectiva de 2023 do Ativamente sim! Com tantas histórias incríveis contadas no blog e inúmeras atividades que marcaram alunos e professores, vamos relembrar aqui alguns relatos deste ano, começando com as turmas de 1º e 2º anos.



A jornada dessas turmas foi de muita criatividade e imaginação. Com atividades que buscaram fomentar o pensamento criativo, a resolução de problemas, a cooperação e autonomia, os alunos aprenderam muito e o melhor, brincando!


Na turma do 1º D, da Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira, por exemplo, a professora Gabriela Scassiotti cruzou as atividades com outros conteúdos, o que deixou tudo ainda mais interessante. Na atividade da Amarelinha, ela atrelou às vogais já apresentadas aos alunos, tendo uma brincadeira para cada letra. As crianças construíram a Amarelinha em conjunto e no decorrer da atividade, aprenderam mais sobre noção de espaço, lateralidade e coordenação motora, além da interação em grupo. Com o projeto da Robô, a professora buscou interligar com a matemática, utilizando formas geométricas para a construção da Robô. Muita diversão e aprendizado, não é mesmo?



Já na Escola Municipal Irmão José Gregório, teve a participação do Ativamente no projeto Mala Viajante. Além de música e poesia, a bruxa Onilda e a Robozinha, personagens de atividades propostas ao 1º ano, estiveram por lá, deixando o evento ainda mais lúdico e animado. A bruxinha cantou com os alunos e, enquanto isso, encheu seu caldeirão com diversos ingredientes. Já a robozinha foi ao evento levando a maleta viajante contendo um livro literário e um caderno de atividades. Assim, as personagens contribuíram para que a tarde dos alunos fosse ainda mais divertida, prazerosa e cheia de ensinamentos.



Lá na Escola Municipal Dona Mariquinhas Brochado, alunos e professores ficaram tão animados com a atividade da visita da Robô, que resolveram fazer até uma exposição com os trabalhos dos estudantes. Cada turma construiu seu próprio robô, com direito a votação para escolha dos nomes. Com o sucesso da atividade, as professoras sugeriram que cada aluno construísse seu próprio robô, usando muita criatividade, com os materiais que tiverem em casa e com a ajuda dos familiares.  A ideia deu super certo, os pais e responsáveis se envolveram, imaginaram e criaram junto com as crianças e o resultado trouxe robozinhos de todos os jeitos, tamanhos e cores, com mascotes, com luz que acende, com rodinhas e até inspirados em personagens de desenhos. Todos feitos de acordo com a imaginação e paixão de cada um, com direito a exposição visitada por coleguinhas e familiares!



Na Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto (CAIC) a professora Selma Maria Brianezi buscou aproveitar os temas propostos ao 2º ano para potencializar as atividades. Acostumada a trabalhar de forma interdisciplinar, a educadora relacionava as propostas com as disciplinas trabalhadas em sala de aula. Por exemplo, nas atividades que abordaram meio ambiente, ela relacionou com História e Matemática (trabalhando localização e movimento, mapeando o os arredores da escola e os pontos de referência).  Já no conteúdo de Ciências, aproveitou para fazer um debate sobre o ambiente ao redor da escola (condições das ruas, rio, coleta de lixo seletiva e a importância  da reciclagem  para a sobrevivência  do meio ambiente). Tudo para que o aprendizado fosse completo e os alunos pudessem aprender se divertindo.



 Relembramos aqui apenas alguns relatos, mas foram muitas histórias, aprendizados, brincadeiras e criatividade ao longo de todas as etapas do Ativamente, através das propostas voltadas para as turmas de 1º e 2º ano. Uma jornada incrível de um ano cheio de desafios e descobertas!

 


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

 

 

コメント


bottom of page