top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

#Retrospectiva2023: Boas práticas de uma jornada fantástica


Temos mais histórias para relembrar dentro da #Retrospectiva2023 do Ativamente. Desta vez, trouxemos algumas das dezenas de boas práticas que relatamos das turmas do 3º ao 5º ano.



No 3º ano da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira, a professora Patrícia contou que o contato com a programação em blocos da ferramenta Scratch deixou os alunos maravilhados. Os estudantes compreenderam os comandos logo nas primeiras aulas, os que fez com que a turma fosse cada vez mais participativa durante as atividades.  Com propostas planejadas para auxiliar e ajudar a desenvolver o pensamento criativo, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia, os projetos permitiram que os alunos trabalhassem com a programação em blocos de forma exploratória e sistemática. Além disso, segundo a educadora, as atividades combinaram direitinho com o que já estava sendo ensinado em sala de aula, fato que potencializou o aprendizado dos alunos.


Na Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, um trabalho que uniu leitura, escrita, imaginação e criatividade, foi apresentado com muito capricho pelos alunos de 4º ano. O projeto “O carteiro contador de histórias”, idealizado pelas educadoras Cristiane e Priscila, nasceu durante a leitura do livro “O carteiro chegou”, que traz diversos gêneros textuais. Através do ‘carteiro contador de histórias’, os alunos puderam viajar pelo mundo da imaginação, recriando histórias conhecidas e reescrevendo-as do jeitinho deles.



Primeiro, os estudantes conheceram diversas histórias através de vídeos, músicas, livros e cordéis. Depois, reescreveram as histórias que ouviram, com a liberdade de alterar os finais, o comportamento dos personagens e até mesmo utilizar outro gênero diferente da história original, o que potencializou o desenvolvimento do senso crítico das crianças. Por fim, em parceria com o Ativamente (utilizando ferramentas e com o auxílio da monitoria), os alunos confeccionaram o livro, criando capa, contracapa, carta, panfleto, bilhete e notícia, ou seja, trabalharam com todos os gêneros textuais vistos em sala de aula. Os alunos se dedicaram, aprenderam, imaginaram, criaram e, por fim, puderam apresentar para a escola o resultado de meses de trabalho, que superou as expectativas. Uma atividade que aproximou os estudantes da literatura e também das tecnologias desplugadas e plugadas.


E lá na Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira, teve Mostra Cultural com participação do Ativamente em criações dos alunos do 5º ano, sob o comando da professora Benita. Os estudantes apresentaram o “Cultura Afro-Brasileira: muito além da escravidão”, e mostraram a cultura afro-brasileira com uma abordagem diferente, focando também em personagens e histórias regionais e locais.  Além de maquetes representando a Festa de São Benedito e os quilombos, os alunos mergulharam em pesquisas sobre figuras importantes da nossa história, como Zumbi dos Palmares, Chico Rei, Chica da Silva, Luiz Gama, Dandara dos Palmares, Barão de Guaraciara, entre outros. Depois disso, os alunos criaram um jogo no Scratch valorizando a cultura popular e regional e exaltando pessoas que fazem parte da história do Brasil.




Já na Escola Municipal José Raphael dos Santos Netto, projetos do Ativamente das turmas de 5º ano marcaram presença na  Feira de Ciências da unidade escolar. Os alunos realizaram a exposição e demonstração do ‘Robisco’, o robô desenhista e explicaram como se dava a movimentação do robô, explicaram quais materiais foram utilizados durante a confecção e também mostraram alguns dos desenhos feitos pelo ‘Robisco’. Além disso, eles apresentaram os robôs confeccionados durante as aulas do Ativamente e realizaram a demonstração do robô desenhista em ação. Uma grande festa cheia de aprendizado, parceria e trabalho em equipe!

 

Muitas outras histórias e práticas inspiradoras foram contadas por aqui, essas são apenas alguns dos exemplos do que tivemos no decorrer de todo ano.  Logo, iremos relembrar também alguns relatos das turmas do Ensino Fundamental 2, fique ligado!

 



 

 Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

 

 

 

 

 

Comments


bottom of page