top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Teoria e prática na oficina de eletrônica básica

A capacitação dos monitores do Ativamente segue acontecendo. Na última semana, eles tiveram dois dias de Oficina de Eletrônica Básica, onde se aprofundaram nos conceitos e colocaram a mão na massa criando projetos.


A oficina tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos monitores sobre o assunto. Com o estudo teórico e o treinamento prático, a condução das atividades com as turmas de 6º ao 9º ano fluirá de forma mais harmoniosa, permitindo que os alunos explorem, questionem, imaginem e criem com autonomia. Dentro da proposta do Ativamente, os alunos do ensino fundamental 2 seguirão por uma incrível jornada no universo da eletrônica, conhecendo os conceitos, os componentes e como eles funcionam, para que, ao final de cada etapa, elaborem um projeto dentro desse tema.


Foram dois dias de oficina com teoria e prática de eletrônica básica.


A oficina foi ministrada pelo Auxiliar de Tecnologia do Ativamente, Caio Henrique Madalena. No primeiro dia foram apresentados os conceitos de eletrônica básica, onde os monitores puderam se aperfeiçoar nos seguintes conteúdos: como se dá a utilização de LEDs, baterias, cabos e protoboard; funcionamento de correntes em série e em paralelo; componentes eletrônicos (positivo e negativo), como conectá-los e onde observar tudo isso no dia a dia. O encontro também foi uma oportunidade para que cada um apresentasse suas dúvidas sobre o assunto.


No segundo dia de oficina, mão na massa! Hora de criar um projeto seguindo as etapas de ideação, prototipação, retomada e apresentação. Cada monitor pôde imaginar e utilizar elementos da própria vivência, sempre recorrendo aos componentes e conceitos da eletrônica. Assim como deve ser trabalhado com as crianças, o pensar brincando não teve limites na imaginação de cada um e surgiram projetos bastante interessantes como carro com LED e faróis funcionando, casas com iluminação, trio elétrico, labirinto que mostrava um condutor de energia e até um asteroide com led ligado. Com paixão e liberdade para utilizar os materiais disponíveis, os monitores mergulharam na proposta do Ativamente de forma mais profunda e compreenderam a importância da inserção da eletrônica básica na vida dos alunos.


“Procuramos mostrar aos alunos a importância da eletrônica básica na sociedade, para que utilizamos e onde podemos observá-la, por isso, é essencial que os monitores tenham essa prática mais aprofundada para que possam levar os conceitos e os processos à sala de aula de forma didática e lúdica. Quando os monitores criaram seus projetos nessa oficina, eles desenvolveram tudo através da aprendizagem criativa, através da exploração, utilizando os materiais, analisando os componentes, compreendendo o funcionamento de cada item e sabendo para que eles servem. É assim que deve ser com os alunos, sempre incentivando a imaginação e o pensamento crítico. Nosso objetivo final é que o aluno chegue ao 9º ano com autonomia para criar projetos, pensar em estruturas grandes, para olhar para a sociedade e ver onde pode atuar de forma sustentável, pensando fora da caixa, mas para isso ele precisa de ferramentas para aprender e isso começa com esse treinamento dos monitores, com essa oficina de eletrônica básica” destacou Laureane Kamile Rossi, coordenadora de experiência educacional do Ativamente.




Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page