top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Tetris de papelão, mais uma atividade do ‘Dia Mão na Massa’

O Dia Mão na Massa* segue nos trazendo atividades bem legais e criativas! A turma do 2º ano da professora Aline Souza Silva Marçal, lá da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari, realizou a atividade do Tetris de Papelão e a educadora nos contou um pouco como foi essa experiência.


Aline disse que já trabalhava o tetris com os alunos em sala de aula, mas de uma forma diferente. Ela criou uma espécie de ‘ditado colorido’ onde os alunos vão preenchendo com as cores no caderno quadriculado. Assim, a escolha do tetris de papelão foi uma forma de a turma continuar nesse exercício, mas em maiores proporções.


Crianças brincaram e trabalharam lateralidade, destreza e motricidade.


Aline conta que a atividade gerou expectativa em toda a turma, já que eles trabalharam grandezas e medidas, observando e medindo o tamanho da peça para que tudo se encaixasse perfeitamente. Foi um trabalho que levou três aulas para ficar pronto, com toda a turma trabalhando, recortando e encaixando as partes no papelão quadriculado, sempre com a supervisão e ajuda da professora.


“Eles tiveram uma percepção muito grande dos encaixes, perceberam que tinham que virar as peças para que elas se encaixassem. Tiveram também uma percepção das peças que não se encaixavam e também observaram as diferenças do quadrado, do retângulo, do grande e do pequeno. Foram vários eixos que a gente trabalhou durante essa atividade e de uma forma geral, a contribuição foi muito boa na questão da lateralidade, de encaixe de medidas, da destreza com régua e da motricidade com a tesoura. Acho que foi bom porque as crianças estavam precisando mesmo trabalhar mais a lateralidade e também a noção de espaço”, disse.


A professora, que já trabalhou em outros projetos do Ativamente, nos relatou que os alunos gostam bastante dessas atividades, especialmente as que são ‘mão na massa’.


Atividades mão na massa contribuem com o aprendizado dos alunos.


“Como professora eu sou muito fã do método e acho que as inovações e tecnologias dentro de sala são fundamentais. Eu espero que esse trabalho tenha continuidade no próximo ano porque tem sido muito bom, as crianças gostam muito. Eu acho que o método maker na sala precisa ser incorporado de maneira natural, não ser somente um dia, penso que pode ser uma forma diária de trabalho. Acredito que a escola ganha muito com isso e os alunos também”, finalizou.


*Lembrando: O Dia Mão na Massa é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e o Ativamente trouxe para as unidades municipais de ensino em Poços de Caldas que participam do projeto Educação para o Futuro. Em um dia específico, professores e alunos trabalham juntos em atividades que estimulam a construção, a autoria e a liberdade criativa.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!




bottom of page