top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Trabalho em equipe vencendo limites, pela professora Cláudia Dias

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Nesta terça (21), a professora Cláudia Dias, da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira, nos contou sobre os resultados positivos que o Ativamente trouxe para a sua turma.

Alunos do 4º ano da Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira unidos


Cláudia ministra aulas em uma turma do 4º ano e relata que, por conta da pandemia, seus alunos ainda estão em processo de alfabetização. “Quando iniciou o Ativamente, eles ficaram muito motivados, estão adorando as aulas! Ficam ansiosos para chegar o dia de participar e os alunos que apresentam muitas dificuldades no aprendizado estão mais focados”, disse a professora.


Essa turma já participou de 4 atividades do programa: Pega Nozes, Tesouro, Brincando de Laboratório e Batalha Naval. É preciso coragem e alegria para desbravar o conhecimento, e esses alunos têm esses adjetivos de sobra! Além disso, o método de Aprendizagem Criativa Ativamente tem dado uma força nessa aventura. Claudia falou que as atividades do projeto estão ajudando os alunos a desenvolver a lateralidade, o raciocínio lógico e a concentração. “Não somente os alunos ganharam, mas eu também! O Ativamente enriqueceu as minhas aulas. Obrigada pelo apoio de vocês”, finalizou Cláudia.


10 dicas para pais e professores, por Mitchel Resnick


No livro Jardim de Infância para a Vida Toda, o autor Mitchel Resnick afirma que “é um erro comum acreditar que a melhor forma de incentivar a criatividade das crianças é simplesmente sair do caminho e deixá-las serem criativas.” Nesse contexto, ele aponta 10 dicas para que pais e professores fomentem a criatividade das crianças:


  1. Mostre exemplos para despertar ideias.

  2. Incentive a exploração livre.

  3. Forneça materiais diferentes.

  4. Abrace todas as formas de fazer.

  5. Enfatize o processo, não o produto.

  6. Aumente o tempo para projetos.

  7. Faça o papel de “casamenteiro”: ajude as crianças a compartilharem suas ideias.

  8. Envolva-se como colaborador.

  9. Faça perguntas (autênticas).

  10. Compartilhe as próprias reflexões.

Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

bottom of page