top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Turma finaliza projeto ‘Se esse bairro fosse meu’ e aprende mais sobre cooperação e responsabilidade

Atualizado: 9 de nov. de 2022

A turma do 2º ano A, da Escola Municipal José Raphael Santos Netto, finalizou as atividades do projeto “Se esse bairro fosse meu,” com a maquete elaborada utilizando os materiais do kit de recicláveis do Ativamente. A professora Lilian Mara Silva de Souza compartilhou conosco como foi essa experiência.


Maquete dos alunos representa o entorno da escola e indica as melhorias para o bairro. ( fotos: Lilian Mara S. de Souza)


Primeiro, os estudantes fizeram um passeio ao redor da escola, para observação. No trajeto, eles foram percebendo o que falta no bairro, como farmácia e posto de saúde, locais que, segundo os próprios alunos, são essenciais para facilitar a vida dos moradores.


Depois da caminhada, as crianças anotaram tudo o que viram, os problemas encontrados e também aquilo que gostariam que tivesse no bairro. “Eles sentiram falta de espaços de lazer, eles queriam que houvesse um parquinho por perto,” contou a professora.


Atividade incentivou a interação entre os alunos e auxiliou o desenvolvimento dos alunos.


Com as atividades preenchidas e cartazes prontos, colocaram a mão na massa e, de forma colaborativa, finalizaram muito animados o projeto com a maquete. Nela, incluíram aquilo que sonham para deixar o bairro e o entorno da escola ainda melhor para se viver, com espaços essenciais para a comunidade. “Foi muito importante trabalhar esse tema, pois os alunos compreenderam que as transformações promovidas modificam o bairro. Além disso, o projeto propôs um trabalho em grupo, desenvolvendo a cooperação, a responsabilidade e, principalmente, a interação entre os alunos. Também trabalhamos de forma interdisciplinar, então, tudo foi muito produtivo,” destacou a educadora.


Para a montagem da maquete, os alunos da professora Lilian utilizaram o kit de recicláveis do Ativamente e também contribuíram acrescentando outros itens recicláveis que levaram de casa.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


bottom of page