top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Um espaço para aprender, compartilhar vivências e contar histórias

A proposta da 4ª etapa para alunos do sexto ao nono ano é a construção do Jornal Ativamente. Apesar de a proposta ser a mesma para séries diferentes, as turmas têm liberdade para criar, escolher o formato e os assuntos do jornal. Na Escola Municipal Maria Ovídia Junqueira, alunos dos sextos, oitavos e nonos anos se juntaram na produção de um blog.


Alunos criaram blog onde compartilham vivências e assuntos variados.


O Blog Conexão Maria Ovídia é um espaço digital criativo e inovador feito por alunos para os alunos. Ali, os estudantes compartilham vivências, histórias da comunidade e assuntos diversos. Alunos de 8º e 9º ano ficaram responsáveis pelos textos de assuntos variados, já os alunos de 6º ano ficaram responsáveis por entrevistar os colegas de 8º e 9º.


A professora Laura Avelar acompanha turmas de 9º ano durante as atividades. Ela contou que tem percebido os alunos mais comprometidos com o Ativamente nas últimas semanas. “Os textos no blog aproximam o conteúdo à realidade deles, o que facilita no empenho. Os textos estimulam a criatividade, além de fazer com que eles reflitam sobre o tema escolhido: música, filmes, séries, retrospectiva do ano, etc. De forma geral, os conteúdos ajudam de forma secundária, em relação ao raciocínio, por exemplo. Mas, nesta última atividade, os estudantes estão mais interessados na argumentação, se planejam para escrever os textos, o que faz com que eles mesmos tenham mais interesse”, explicou.


Ainda de acordo com a professora, a participação dos alunos durante as atividades do Ativamente depende de vários fatores, mas, de modo geral, quando a proposta está alinhada ao que eles já vivem, o engajamento é bem maior. “Percebo que se o conteúdo tem relação com as vivências dos alunos, eles se interessam e participam muito mais da aula do que quando o assunto está distante dos outros conteúdos, ou do entendimento deles. Quando o conteúdo considera o cotidiano deles, fazendo com que eles reflitam sobre ele e ainda criem algo relacionado, o interesse aumenta significativamente”, disse.



A educadora também destacou a importância de estimular a curiosidade dos alunos com atividades diferenciadas, que estimulam habilidades e potencializam o aprendizado não só em sala de aula, mas na vida como um todo. “Percebo que os alunos estão cada vez mais curiosos, buscando por habilidades "fora da caixa". É importante que eles tenham contato com atividades diferenciadas, cujo objetivo não seja apenas realizar a atividade em si, mas inseri-las em um contexto (de vida, mercado de trabalho, de convivência, etc). Além disso, principalmente na última atividade do blog, alguns alunos de outras salas procuraram meus alunos do 9° ano para responder entrevistas. Este diálogo entre os alunos é muito benéfico, pode estimular um convívio saudável, fazer com que eles gerem empatia conhecendo colegas que não conheciam antes.”, finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!




bottom of page