top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Um jogo sobre mulheres brasileiras que fazem história

O Dia Internacional das Mulheres, 08 de março, não passou batido nas aulas do Ativamente na Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira. Alunos do 4º Ano A, da professora Flavia Beatriz Furtado Leite de Vasconcelos, criaram um jogo especial sobre mulheres brasileiras que fizeram e fazem história.

Para esta atividade, a monitora Isabela dividiu a turma em grupos, onde três equipes pesquisavam e criavam as perguntas, duas criavam o design do jogo e dos personagens no Scratch e o terceiro grupo foi o responsável pela montagem final, juntando o trabalho das outras equipes. Depois de pronto, o jogo criado pelo 4º ano foi testado por uma turma de alunos do 3º ano.


Alunos criaram um jogo sobre mulheres importantes na história e suas profissões.


O jogo é bem simples, com perguntas e respostas sobre as mulheres que influenciaram nosso país nas mais diversas áreas. Logo, o jogo apresenta escritoras, cantoras, musicistas, artistas plásticas, médicas, ativistas e políticas. O aluno joga o dado, responde à pergunta que aparece na tela e conforme acerta, vai avançando pelo tabuleiro virtual.


Várias habilidades foram trabalhadas durante a execução da atividade, como oralidade, concentração, leitura, pesquisa, produção de texto e resolução de problemas.


“A interação e participação dos alunos foi excelente, pois eles se propuseram a fazer um jogo relacionado ao tema e resolveram entre eles como seria feito esse jogo. Eles acharam o máximo e adoraram a experiência de poder explorar o computador e eles mesmos criarem esse jogo para que outros alunos pudessem jogar também. Em nenhum momento houve algum tipo de desentendimento entre eles, eu observava de pé, olhando para os grupos e admirando ver como estavam compenetrados e interessados naquilo que estavam executando”, contou a professora Flávia.


O Arthur Miguel e o João Horácio, alunos do 4º ano A, ficaram animados com o trabalho que fizeram. “Foi muito legal a aula de ontem, eu aprendi demais”, disse Arthur. “Eu gostei muito do jogo que a gente criou, foi muito legal, muito fera essa atividade”, contou João.



A educadora Flávia também compartilhou que já vem trabalhando com essa turminha há anos, conscientizando sobre a força e a importância das mulheres na sociedade. “Todo ano procuro levar a eles histórias diferentes relacionadas ao tema, a participação e o interesse de todos foi fundamental para que houvesse esse trabalho que já é feito ao longo desses quatro anos juntos. Essa conscientização, que começou a ser trabalhada desde cedo, fez e faz com que eles enxerguem de uma forma mais clara a importância das mulheres que fizeram a história no mundo, das que ainda irão fazer e daquelas que são simplesmente mulheres com uma vida corriqueira, mas que também têm as suas histórias e seus valores”, finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!




Comments


bottom of page