top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Um método parceiro do aprendizado em sala de aula

As atividades dos projetos astronômicos realmente chamaram a atenção dos alunos e dos educadores durante a segunda etapa do Ativamente! A professora Karla Molina Lopes nos contou um pouco da experiência com os alunos do 5º ano A, da Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco.


O tema Astronomia animou os alunos durante as aulas.


Os alunos pesquisaram, refletiram e interagiram sobre o assunto, que é bastante amplo e atrativo. Na proposta do Ativamente, os estudantes escolhiam um entre os cinco temas propostos para criar um projeto no Scratch: planetas; satélites; cometas; galáxias e estrelas. Tanto os temas quanto a oportunidade de trabalhar na plataforma deixaram os alunos bem animados.


“As atividades são de interesse geral, pois trabalharam a noção de espaço geográfico. Ter noção de planeta, mundo, país, estado, município, bairro, rua, casa, é importante para a percepção de si mesmo e do mundo. Os alunos ficaram encantados, a proposta do Scratch chamou muito a atenção deles,” destacou Karla.


Além da atividade específica, a educadora falou da interdisciplinaridade e destacou que o método auxilia o aprendizado de forma geral. “As atividades do Ativamente são complementares às atividades aplicadas em sala de aula, de uma maneira mais lúdica e divertida. Eles interagem através de jogos, desenhos, animações e assim, o aprendizado ocorre com mais facilidade”, disse.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!






bottom of page