top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Um mundo cheio de descobertas, diversão e aprendizado

Atualizado: 9 de nov. de 2022

Se tem uma coisa que criança gosta, é de fazer descobertas. E quando dá para descobrir novos lugares, nomes e animais enquanto se aprende na escola, tudo fica melhor ainda. Por isso, o Ativamente estimula tanto a aprendizagem criativa, a curiosidade e a imaginação. Porque sim, dá para aprender e muito, se divertindo!



Alunos fazem descobertas enquanto aprendem.


As atividades desta segunda etapa para os alunos de 4º ano são desenvolvidas a partir de três projetos: Minha fauna virtual; Os animais do Scratch e Zoo Scratch. Neles, os estudantes aprendem mais sobre os animais da fauna brasileira e de outros países, seus modos de vida, aparência, o que comem, seus habitats, etc. Através dos pilares do pensamento computacional e do uso da plataforma Scratch, eles analisam, pesquisam, debatem, compartilham conhecimento e programam novas histórias.


Nessa jornada, os estudantes têm feito várias descobertas. Animados com o acesso às tecnologias digitais, cada novidade é comemorada. Os alunos das turmas de 4º ano, por exemplo, têm aproveitado bastante as atividades dessa segunda etapa e compartilharam o que mais gostaram dentre os projetos que eles têm desenvolvido. Confira só alguns depoimentos dos alunos sobre as atividades Minha Fauna Virtual e Os Animais do Scratch:


Heloísa Zanetti de Freitas – 4º ano C / Escola Municipal José Raphael dos Santos Netto - “Eu gostei de criar os personagens, os cenários, os jogos. Eu achei bem legal pesquisar o elefante, os lugares, os habitats. Eu achei bem legal os hábitos alimentares dele, vi que ele come vegetais, folhas de árvores, ervas, flores, frutos silvestres, ramos e bambus, eu nunca tinha visto isso. Eu também aprendi que tem vários jeitos de pesquisar no computador, coisas que eu não sabia e agora eu aprendi.”


Lucas Mendes Avellar – 4º ano / Escola Municipal Júlio Bonazzi – “É muito legal aprender sobre animais e também saber que o pinguim trocou o voo pela natação. O que eu mais gostei foi de desenhar o pinguim.”


Henrique Nascimento - 4º Escola Municipal / Júlio Bonazzi– “Eu gostei de ver o desenho do pinguim, aprendi sobre a evolução dele, descobri que ele deixou o voo pela natação.”


Ana Carolina Alves Silva – 4º ano A / Escola Municipal Pedro Afonso Junqueira – “O que a gente mais gostou de fazer foi o desenho. E achamos interessante que o tucano não tem ouvido e que o bico dele nos desenhos é pequeno, mas na vida real é grandão.”


Victor de Souza – 4º ano A / Escola Municipal Pedro Afonso Junqueira – “O que eu achei mais legal foi a girafa, ela tem um pescoço bem grande e as pernas também são grandes.”


Breno Augusto – 4º ano A / Escola Municipal Professor Sérgio Teixeira - “É muito legal. Eu achei diferente a gente pesquisar pra desenhar, fazer o desenho do animal.”


Ana Luísa Marques – 4º ano A Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira - “A gente achou muito divertido. Foi meio difícil desenhar, mas a gente conseguiu.”


Emanuelly Piarroti de Oliveira – 4º ano A / Escola Municipal Professor Antônio Sérgio Teixeira - “Nós amamos essa atividade e aprendemos muita coisa sobre animais, eu achei legal aprender, eu gostei muito da girafa.”

Mariane Brenda Crivellare – 4 º ano / Escola Municipal Raphael Sanches – “Foi muito legal pesquisar sobre os animais. O que eu achei mais legal é que o pinguim não tem joelho.”


Rafaela Prado Costa – 4º ano / Escola Municipal Raphael Sanches – “Eu achei legal pesquisar pra achar o lugar que vivem os animais.”


Heitor – 4°D / Escola Municipal Professora Edir Frayha - “Gostei da atividade porque nosso grupo criou um jogo de um animal caçando o outro e ainda ganhava pontuação. Foi legal e bem divertido.”


Lavínia Bento – 4°D / Escola Municipal Professora Edir Frayha- “Foi legal porque a gente aprendeu sobre a fauna. Nosso grupo fez sobre os pinguins e fizemos uma corrida com vários pinguins. Foi divertido colocar movimento neles.”


Dá para aprender brincando!

É muito bom ver as crianças encantadas com tudo o que descobrem! Melhor ainda é saber que elas ainda vão aprender, imaginar, criar e mergulhar em diversos mundos com a Aprendizagem Criativa.


O que vem pela frente

Depois de pesquisarem e aprenderem sobre os animais, os alunos criarão uma apresentação animada sobre o que descobriram a respeito da fauna em suas pesquisas. Diversão e conhecimento a todo vapor!


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

bottom of page