top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Um Universo, muitas possibilidades de novos aprendizados

O ano letivo já está quase no fim, mas ainda temos experiências incríveis para contar! Desta vez, o depoimento vem lá da EMEFI Professora Leonor Bicudo Vizenzzoto, em Botucatu (SP), onde foi implementado o Laboratório Experimental do Ativamente.


Alunos construíram maquete sobre o Sistema Solar.


Quem conta um pouco da experiência com o projeto é a professora Daniela Cesário Carvalho da Silva, que acompanha os trabalhos da turma do 5º ano B.  Por lá, os estudantes aprenderam um pouco mais sobre o Sistema Solar e, segundo a educadora, foram muitos novos aprendizados. “Ao estudarem Astronomia com este projeto, puderam aprender sobre o nosso sistema solar, pesquisar sobre os planetas, refletir sobre a nossa presença e o nosso lugar na história do universo, tanto no tempo como no espaço, além de ampliar os horizontes e a percepção sobre o mundo em que vivemos”, disse.


Ainda de acordo com a professora, a parte ‘mão na massa” das atividades potencializou diversas habilidades dos alunos. “Eles tiveram a oportunidade de construir uma maquete do sistema solar, o que contribuiu para que ótimos momentos de convivência e interação de todos acontecessem. As crianças também puderam se dedicar em pesquisa e produção de texto, bem como conseguiram trabalhar a fluência verbal e expor suas ideias com coerência, objetividade e tranquilidade ao apresentarem seus trabalhos para a turma e a professora”, relatou.


Depois de pesquisarem e aprenderem mais sobre Astronomia, estudantes colocaram a mão na massa.


Daniela também compartilhou suas impressões sobre a implementação do Ativamente na escola. “A implementação do projeto Ativamente veio contribuir para uma formação integral dos alunos. As crianças, ao participarem do Ativamente, puderam vivenciar a cultura digital da qual fazem parte de forma prazerosa, cheia de ludicidade e com a metodologia ativa presente. Trabalhar com o Ativamente trouxe aprendizagens realmente significativas, na qual a participação ativa de todos se fez presente”, destacou.



Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

 

 

bottom of page