top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Uma atividade, várias habilidades trabalhadas

Tem mais relato de atividade Mão na Massa realizada pelos alunos nas escolas de Poços! Desta vez, a professora Marilayne Costa de Morais Rezende nos contou sobre o trabalho que realizou com os alunos da turma do 2º ano B, da Escola Municipal Wilson Hedy Molinari.


Aluno construiu 'avião com hélice' durante o Dia Mão na Massa.


A professora nos disse que quando foi anunciado sobre o Dia Mão na Massa, várias ideias passaram pela cabeça dela para serem trabalhadas com as crianças. Por fim, ela resolveu executar a montagem de um avião/helicóptero, onde os alunos utilizariam materiais recicláveis para a elaboração do projeto.


A curiosidade dos estudantes já foi logo aguçada com a chegada dos materiais recicláveis. Garrafas pet, palitos de picolé, de churrasco, EVA e barbante logo se transformariam em aviões e helicópteros, a depender da escolha dos alunos. “Eu expliquei a eles o que iríamos fazer com o material reciclável e pedi que eles colocassem toda a criatividade deles no projeto. Eu me surpreendi muito! Eu prestava atenção nos grupos trabalhando e percebia que eles comentavam o projeto um do outro, eles tiveram também uma leitura mental sobre o avião, como ele funciona, o que vai nele, como funciona a turbina, todas essas questões foram levantadas durante a aula. Eles ficaram muito entusiasmados e ansiosos para ver o fim, ver o resultado”, disse.


A educadora também relatou que diversas habilidades foram desenvolvidas com os alunos durante a execução da atividade. “Nós trabalhamos coordenação motora, leitura, lateralidade, motricidade fina, o raciocínio lógico, formas geométricas e criatividade. Como educadora posso dizer que essa atividade superou minhas expectativas! A princípio parece algo simples montar um avião, mas logo comecei a ver cada um colocando sua ideia, sua criatividade, sua opinião e foi aí que comecei a desenvolver habilidades que eu nem havia pensado em trabalhar com eles. Trabalhei português, matemática e artes, mas também fomos desenvolvendo a parte psicológica, criativa e motora, então realmente o que posso dizer é que superou minhas expectativas,” destacou.


Várias habilidades foram trabalhadas durante a execução da atividade.


Marilayne também compartilhou suas impressões sobre o Ativamente nas escolas durante o ano de 2022. “Posso dizer que o Ativamente nos auxiliou no decorrer do ano em todo o processo de aprendizagem e isso de uma maneira lúdica, divertida, atrativa, onde as crianças tinham o prazer de realizar as atividades. Eu acredito que muitos professores, assim como eu, tiveram suas expectativas superadas, porque deu para trabalhar atividades que nós nem imaginávamos”.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



bottom of page