top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Uma equipe que acredita na educação transformadora

Atualizado: 19 de jul. de 2022

O método Ativamente é, com certeza, um trabalho pensado e executado em equipe. Para levar aprendizagem criativa aos alunos das 25 escolas municipais de Poços de Caldas, são várias ‘cabeças pensantes’ e ‘mãos operantes’.


Equipe pedagógica do Ativamente: Renato, Ana, Gisele, Mariana, Dhario e Roberta.


Troca, respeito, estudo, dedicação e criatividade fazem parte de tudo o que envolve o Ativamente, que é feito por pessoas que amam e valorizam o conhecimento, o diálogo, o pensamento crítico e lógico e, como não poderia deixar de ser, a criatividade.

Nesta nossa jornada, contamos com uma equipe pedagógica bastante capacitada. Ela é responsável por desenhar as atividades que são realizadas com os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.

Para saber um pouco mais sobre o trabalho desse grupo, bem como sua percepção sobre a aprendizagem, conversamos com Renato Farias, que é coordenador da equipe pedagógica do Ativamente. Renato é formado em Design de Multimídia, com pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem e Docência no Ensino Superior. Atualmente, é aluno do MBA Executivo em TrendsInnovation da Inova Business School.

Ao falar sobre a inserção de tecnologias educacionais nas escolas, Renato explica que ela é essencial para preparar os alunos para o futuro, pois permite a exploração de recursos, projetos de pesquisa e solução de problemas reais, utilizando os instrumentos disponíveis em cada instituição. “No passado, os alunos frequentavam o laboratório de informática para aprender sobre o funcionamento de aplicativos e ferramentas digitais. Hoje, estes recursos são secundários, tanto quanto os espaços de aprendizagem. As salas de informática deram lugar a espaços de convivência, que possuem diversos recursos tecnológicos disponíveis, que permitem que os alunos realizem projetos como animações, vídeos, jogos, sites, canais no Youtube e construções de protótipos,” explicou.

Com uma equipe diversa, o trabalho flui de acordo com os propósitos da Aprendizagem Criativa. Assim, a integração entre tecnologia e os projetos pedagógicos ocorre sempre com muito diálogo. “Os nossos momentos de produção envolvem trocas constantes de informação sobre os conteúdos de cada série, a evolução dos conhecimentos adquiridos, os níveis de desenvolvimento dos projetos e a retomada constante do aprendizado,” contou. E ele diz mais: “Fazer parte de uma equipe que acredita na filosofia da Aprendizagem Criativa traz um sentimento de esperança e motivação por uma educação mais relevante, acessível e de mão na massa.”

‘E o que é educação para você?’ Renato responde: “É impactar a vida de alguém de uma maneira ímpar e auxiliar os estudantes na resolução de problemas na escola e para além da escola.”

Falou tudo! Mais do que ensinar, educar é impactar.


O que vem por aí no Ativamente


O coordenador pedagógico também falou um pouco sobre as novas atividades do Ativamente, que têm início logo depois das férias escolares.

“A proposta desta nova etapa é que cada série comece a realizar atividades adequadas à faixa etária, diferenciando os projetos, observando que a fase inicial foi um momento de nivelamento geral de conhecimento sobre Aprendizagem Criativa e Pensamento Computacional. Nesta fase, fica evidente o desenvolvimento de aulas a partir de projetos que proporcionam o trabalho em equipe, estimulam a criatividade e fomentam o Pensamento Computacional, utilizando desde atividades de prototipagem, até projetos com programação em blocos utilizando o Scratch,” finalizou.


Conheça a equipe pedagógica do Ativamente


Renato Farias


Integra a equipe da A Recreativa.

Professor Certificado Google Innovator e Google Trainer.

Professor de Tecnologia do Novo Ensino Médio na Carandá Educação (2022 – Atual).

Professor de Tecnologia Criativas na Escola Bakhita (2022 – Atual).

Professor de Pós-Graduação em Metodologias Ativas no IBFE (2020 – Atual).

Professor de Tecnologias Educacionais e Robótica (LEGO) no Colégio Gibran (2020 – Atual).

Foi professor no Colégio Visconde Porto Seguro, Colégio Oswald de Andrade, Colégio Rainha da Paz, SENAC, Mundo Maker, ONG Projeto Casulo, ONG Ecos - Comunicação e Sexualidade, Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia), Ministério da Educação (Projeto Um Computador por aluno).

Atuou como Coordenador de Projetos na Foreducation Edtech - Google Partner.

Formado em Design de Multimídia, com pós-graduação em Tecnologias na Aprendizagem e Docência no Ensino Superior. Atualmente, é aluno do MBA Executivo em TrendsInnovation da Inova Business School.

Ana Paula Soares de Farias


Integra a equipe da A Recreativa.

Professora Certificada Microsoft Innovative Educator Expert.

Professora Certificada Google Educador Level 1 e Level 2.

Professora Tecnologia Educacional, Maker, Robótica, Inovação e Criatividade - Colégio Castanho (2015 – Atual).

Professora Conteudista na VCMaker da Positivo e na Ctrl+Play – (2018–2019).

Professora Tecnologia Educacional na Escola Villare (2014-2015).

Professora de Tecnologia no Colégio Rainha da Paz (2013-2014).

Consultora de Projetos na Foreducation Edtech - Google Partner (2018-2021).

É Pedagoga formada pela PUC- SP. Especialista em Abordagem Visible Learning pelo Instituto Singularidades. Pós-graduada em Tecnologias na Aprendizagem pelo SENAC.


Roberta Tafarello


Integra a equipe da A Recreativa.

Formada em Pedagogia, Educação Especial pela Puc Campinas. Pós-graduada em Docência no Ensino Superior, Gestão Escolar, em Matemática para professores do Ensino Fundamental e em Análise do Comportamento Aplicada ao autismo pela UFSCAR.

Professora do 5º e 4º ano do Ensino Fundamental I da rede privada, professora de educação especial na rede municipal de Vinhedo e professora formadora do Centro de Formação e Mídias de Vinhedo - CEFORMI. Pedagoga no Jornal da Criança.

Educadora certificada nível 1 e 2 pelo Google, Google Trainer, mentora do GEG e líder GEG de Vinhedo. Certificada pela Thomas Maker como educadora Maker.

Faz parte da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa do núcleo Campinas/Vinhedo/Indaiatuba e atualmente é coordenadora do núcleo da RMC.

Impulsionadora das Residências em Aprendizagem Criativa do Instituto Anísio Teixeira na Bahia.

Dhario


Integra a equipe da A Recreativa.

Artista Plástico e Educador. Atua nas disciplinas eletivas da Beacon School (Studio de Criação Digital e Prototipagem: Transformando ideias em Projeto) e cursos extracurriculares na Escola Bakhita para alunos de 5 a 14 anos.

Possui experiência com atividades educativas utilizando grafite, serigrafia, silk screen, stencil, estamparia de tecidos, origami e mecânicas de livros pop-up.

Realizou atividades no Centro cultural São Paulo, Cursinho Popular Deolinda, Escola Infantil de Artes Start, Despacho Cultural, Colégio EMECE, Projeto Casulo e Projeto Fliperama.




Gisele Mendes


Integra a equipe da A Recreativa.

Graduada em Pedagogia na UNISINOS - São Leopoldo - RS, fez especialização em Formação de professores, Design Institucional e em Gestão escolar. Professora experiente, trabalhou com turmas do 2º e 3º ano do fundamental, lecionou para os alunos de 4º e 5º anos Língua portuguesa e Artes Digitais e atualmente é Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais. Realizou os cursos Google For Education nível 1 e 2 e Trainer, Maker com a Casa Thomas Maker, Ciclo Formativo com a Débora Garofalo, além de cursos de pensamento computacional: "Introdução ao Pensamento Computacional na Educação Básica: Formação inicial de Docente utilizando uma ferramenta educacional Chatbot com Inteligência Artificial" - Universidade Federal do Pará - UFPA- campus Belém; A robótica como estratégia para impulsionar a aprendizagem em ambientes online - Centro de Formação da Escola da Vila - SP; e Pensamento Computacional e a Matemática: Aplicações Práticas Interdisciplinares - UFCG - Campos Campina Grande - PB.


Mariana Lins


Integra a equipe da A Recreativa.

Formada em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduanda em Educação e Novas Tecnologias e Mestre em Pesquisa e Planejamento Urbano. Trabalhou no projeto “Chão da Escola” colaborando com a gestão da plataforma digital. Foi assessora da Associação IberoAmericana de Educação Superior à Distância (AIESAD) e professora conteudista de geografia na Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à distância do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora preparadora para o ENEM e elabora projetos interdisciplinares com a abordagem Maker, no ESCOLA FIRJAN SESI - Petrópolis. Participou dos cursos: Programação e Ensino STEAM através do CoderZ Conceitos básicos de robótica e programação; Oficina de Programação para Não Programadores - Casa FIRJAN Custom Training (Treinamento ministrado pelo instrutor); Educador Inovador Certificado Microsoft - Minecraft: Education Edition Noções básicas sobre Pensamento computacional; Scratch; Python; Educador Maker: Primeiros Passos - Instituto Federal do Espírito Santo Introdução à Cultura Maker; Conceitos, práticas e a Mentalidade Maker; Práticas Maker na educação; Capacitação de Técnicos FIRST LEGO League Challenge: Temporada RePLAY - UNINDÚSTRIA – Universidade Corporativa SESI SENAI Capacitação de Técnicos para o Torneio de Robótica First Lego League.



Bình luận


bottom of page