top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Uma feira cheia de criatividade, empenho e Robiscos em ação

No final do mês de outubro, a escola Municipal José Raphael dos Santos Netto realizou uma Feira de Ciências, que envolveu turmas de 1º ao 9º ano, com a participação de mais de 800 alunos e a apresentação de mais de 70 trabalhos. Nesta incrível exposição, o Ativamente também marcou presença com os ‘Robiscos”, projetos elaborados pelas turmas de 5º ano.


Robô Tony, confeccionado por alunos do 5º ano, fez sucesso na feira.


De acordo com a supervisora pedagógica dos quintos e sextos anos, Ariane Lapi Ferreira, o cientista Carlos Chagas foi o homenageado da feira. O evento contou com o envolvimento de toda equipe escolar e também da comunidade, que pôde conferir de perto o talento, a criatividade e empenho dos alunos.


Na apresentação dos trabalhos das turmas de 5º ano, o Ativamente se fez presente. Os alunos realizaram a exposição e demonstração do ‘Robisco’, o robô desenhista, produzido durante as aulas do Ativamente nesta 3ª etapa. “Os estudantes confeccionaram cartazes explicativos a respeito dos materiais utilizados na confecção do robô, sobre a movimentação do robô, e também expuseram os desenhos realizados pelo ‘Robisco’ e personalizados pelos alunos. Eles também, apresentaram os robôs confeccionados durante as aulas do Ativamente e realizaram a demonstração do robô desenhista em ação, por meio de um robô montado coletivamente por todas as salas”, disse.


A supervisora contou ainda que a equipe do Ativamente esteve sempre no apoio para a realização da Feira com a participação dos robôs. “Desde a ideia inicial, com a disponibilização de materiais e de suporte de uma monitora durante a aulas que antecederam a feira, bem como durante todo o período de exposição dos robôs. Todo apoio e parceria da equipe do Ativamente foi de grande importância para que os robôs pudessem ser produzidos e compartilhados com sucesso”, comentou.


Ariane apontou o empenho e dedicação de todos alunos durante a realização dos trabalhos e exposição na feira. Ela contou que, inspirados pelo tema robótica, alguns estudantes do 5º ano, por iniciativa própria e com apoio da família, apresentaram um robô diferente. “Eles confeccionaram um robô maior, o “Tony”. O robô chamou a atenção, andando pela escola, cantando e agradecendo a participação de toda comunidade na 1ª Feira de Ciências da Escola José Netto, que foi feita com muito carinho, empenho e dedicação pelos professores regentes, professores de ciências, apoio dos demais professores e funcionários, bem como da gestão escolar, envolvendo os alunos e seus familiares”, destacou.


Alunos se dedicaram para a exposição dos trabalhos na feira.


Rosinilda Leal Bastos de Sousa é professora do 5º ano. Ela contou que depois de muito aprenderem, pesquisarem e debaterem sobre motores, circuitos elétricos e robótica, os alunos colocaram ( e muito bem!) em prática tudo que aprenderam ao construírem os robôs. Ela destacou os principais aprendizados adquiridos durante as aulas do Ativamente. “Eu acredito que o principal aprendizado para os alunos foi que, para se construir algo, é necessário o conhecimento prévio sobre o assunto. Destaco também a importância da pesquisa e da cooperação mútua”, contou.


A educadora também falou da escolha dos ‘Robiscos’ para a exposição durante a Feira de Ciências da escola. “A escolha do projeto foi devido ao interesse e empenho dos alunos neste projeto. Foi uma sugestão das professoras que foi bem aceita pela supervisão pedagógica. Os alunos participam com interesse , principalmente quando se trata de projetos que envolvem práticas e que os desafiam a novas aprendizagens”, finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!





Comments


bottom of page