top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Uma tarde com música, poesia e as personagens do Ativamente

Teve visita da bruxa Onilda e também da robozinha em uma tarde pra lá de divertida e cheia de aprendizados na Escola Municipal Irmão José Gregório. O evento aconteceu no dia 22 de junho e envolveu atividades de língua portuguesa, inglês e também o projeto Ativamente.


Presença da bruxa Onilda deixou os alunos animados.


A tarde lúdica realizada na escola faz parte do projeto Maleta Viajante, que foi retomado este ano e desta vez contou com apresentações de poesias, música e com as personagens do Ativamente presentes nas atividades voltadas para o 1º ano. Segundo a supervisora de primeiros e segundos anos da escola, Rosângela Aparecida Gouvêa Lourenço, a bruxa e a robô saíram do papel e se materializaram no evento, deixando tudo ainda mais lúdico e os alunos bastante animados.


Rosângela explicou que as professoras já haviam trabalhado com o ‘presente da Bruxa’ e por isso, a escola aproveitou para apresentar a música “A sopa do neném”, que vem ao encontro das atividades do Ativamente que falam sobre alimentação saudável com a proposta da salada de frutas.


A bruxinha cantou com os alunos e, enquanto isso, encheu seu caldeirão com diversos ingredientes, um momento divertido para todos os presentes! Já a robozinha, que também está presente nas atividades da 1ª etapa do Ativamente (1º ano), foi ao evento levando a maleta viajante contendo um livro literário e um caderno de atividades.


As apresentações foram muito ricas, contemplaram várias áreas da educação e trabalharam diversas habilidades da BNCC.


Trabalhos dos alunos ficaram expostos na escola.


“Já fazíamos nosso projeto Maleta Viajante há alguns anos, mas com a pandemia não estávamos realizando. Retomamos esse ano e resolvemos envolver outras disciplinas além da língua portuguesa, como o inglês, que é muito importante para as crianças e o Ativamente, que deu um ‘up’ aqui na escola. Nós pedimos para os pais dos alunos de 1º ano confeccionarem os robozinhos e a bruxa, que estão incluídos no projeto Ativamente e os alunos do segundo ano, que já vinham trabalhando no tema, pesquisaram sobre aves e fizeram os pássaros da decoração. Então, nós trabalhamos o português, o inglês (com música) e a entrega da maleta culminou neste evento, onde nós tivemos poesia e a presença da bruxa e da robô do Ativamente. Foi uma tarde muito gostosa, muito prazerosa, deu um movimento na escola e as famílias estavam muito integradas, muito participativas nesse projeto”, destacou a supervisora.




Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

コメント


bottom of page