As atividades da ‘Visita’ da Robô’ seguem desenvolvendo habilidades e despertando a curiosidade dos alunos. Na Escola Municipal Sérgio de Freitas Pacheco, as professoras dos primeiros anos, Isabel Aparecida Roque dos Reis e Mônica Martins, seguiram todas as etapas propostas e ainda levaram a robô para fazer uma visitinha aos estudantes.
Visita da Robô deixou alunos entusiasmados e curiosos.
Isabel conta que depois da criação do mapa e do trajeto pela escola para que a robozinha chegasse à sala de aula, faltava um detalhe para deixar a atividade completa, a visita da robô. Assim, as educadoras começaram a pensar como iriam confeccionar a personagem. “A princípio pensamos em confeccionar uma robô ou trazer uma de casa, mas não havia muito sentido trazer uma robô que não correspondesse às expectativas das crianças, pois de acordo com o que elas nos falavam e imaginavam, a robô iria chegar na escola de forma física e concreta, haja vista que nesta idade elas precisam ver, sentir e tocar para aprender e compreender o conteúdo aplicado”, explicou.
Foi aí que as educadoras tiveram uma excelente ideia: convidar alguém para se vestir de robô e fazer a visita para os estudantes na escola. Conversaram com a supervisora, que entrou em contato com a professora de teatro da unidade, que logo indicou alguém para fazer o papel. “A professora de teatro indicou a Ariane para ser a nossa robô, ela aceitou e entrou em contato conosco para combinarmos como seria o dia da visita. Ela ficou super entusiasmada e até confeccionou o figurino! Combinamos que ela levaria um mapa de cada sala para que quando chegasse pudesse falar para as crianças que utilizou o mapa que elas fizeram para chegar à escola e até à nossa sala”, contou Isabel.
No grande dia da visita, muito entusiasmo e curiosidade entre as crianças, que fizeram várias perguntas para a robô Anne! A professora nos mandou algumas delas:
- Qual é seu nome?
- Como é a sua vida no planeta dos computadores?
- É gostoso onde você vive?
- Você tem muitos amigos?
- Por que você quis visitar a nossa escola?
- Você estuda? Em qual escola?
- Qual sua cor favorita?
- O que gosta de fazer?
Para a educadora, momentos como esses trazem grande aprendizado aos alunos, que podem aprender brincando e desenvolver novas habilidades. “Na nossa opinião, momentos lúdicos como esses acabam desenvolvendo uma das principais propostas do projeto que é o pensamento computacional”.
A visita da robô não ficou restrita aos alunos dos primeiros anos, já que a personagem também esteve com as turmas dos segundos anos. “Eles amaram e receberam com muito carinho”, contou a professora.
Acontece no Mundo Ativamente
Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!
Commentaires