top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Utilizando a tecnologia em sala de aula de forma criativa e produtiva

A professora Maria Cássia Magalhães D’Ambrósio leciona geografia e acompanha turmas do 7º ao 9º ano durante as aulas do Ativamente, na Escola Municipal Wilson Hedy Molinari. Segundo a educadora, os alunos têm ficado cada vez mais interessados e motivados com o projeto.


Estudantes exibem orgulhosas os seus projetos.


Do 7º ao 9º ano, através de propostas específicas para cada série, os estudantes têm mergulhado no mundo da eletrônica, conhecendo novas ferramentas e conceitos, acessando plataformas e trabalhando em projetos que irão direcioná-los à robótica, sempre buscando a proximidade com as vivências do dia a dia.


Segundo a professora, na terceira etapa que iniciou recentemente, cada turma que ela acompanha tem suas habilidades potencializadas de acordo com os temas e projetos que idealizam para criar. "No momento eles estão verdadeiramente trabalhando as habilidades voltadas pra construções de carros, cidades e casas, estão potencializando tanto a criatividade, quanto manuseios da programação", disse.


Ainda de acordo com a educadora, os alunos têm demonstrado um maior interesse pelas aulas e pelos temas abordados pelo Ativamente. "Percebo que o desenvolvimento e entusiasmo deles cresceram muito desde que passamos a ter um monitor fixo. Agora, o interesse pela robótica aumentou muito e até a colaboração entre os grupos, eles estão muito mais interessados e criando vínculos.

Conseguimos levar para a Geografia alguns questionamentos muito bons a partir dos trabalhos realizados no Ativamente. Eles próprios já se posicionam de forma mais reflexiva", ressaltou.


Alunos trabalham em novos projetos com muita criatividade e senso crítico.


Cássia falou ainda do uso da tecnologia em sala de aula e de como ela pode ser bem utilizada. "Não há mais como desvincular a tecnologia do aprendizado atual. E o que eu acho mais interessante são as descobertas reais de como usá-la de forma criativa e produtiva", finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



コメント


bottom of page