top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Viajando pelo Espaço: atividade empolga alunos do 5º ano

Atualizado: 9 de nov. de 2022

“Essa ferramenta foi realmente muito empolgante, divertida e produtiva. A oportunidade de conhecer outros lugares virtualmente foi muito prazerosa para eles. Teve um aluno meu que até disse que quando crescer quer muito ser astronauta, então acabou despertando mesmo um prazer, uma paixão.”


Atividade do Apollo 11 deixou os alunos animados.


Quem compartilhou essa fala foi a educadora Maria Angélica de Lima, professora do 5º Ano A, da Escola Municipal Presidente Washington Luís. A ferramenta a qual ela se refere é o Google Earth, utilizado durante as atividades Viajando pelo Espaço 1 e 2, do Ativamente. O objetivo dessas atividades é conduzir os alunos em uma viagem pela histórica Missão Apollo 11, que levou o primeiro homem à lua no dia 20 de julho de 1969.


Segundo a professora, aprender utilizando o Google Earth despertou a curiosidade dos alunos. De acordo com a educadora, a proposta Apollo 11 mostrou trechos da história que os estudantes não buscariam por conta própria, sem o direcionamento educacional. “O início da corrida espacial (EUA x URSS), o recurso investido pelo presidente americano John F. Kennedy, os primeiros módulos lunares, o treinamento dos astronautas, os erros e os acertos nos testes, a viagem em si da Apollo 11, passamos por tudo. E vale registrar que todos esses conteúdos foram maximizados pela utilização da ferramenta Google Earth,” contou.


Explorar o espaço, as viagens, as descobertas espaciais e aprender coisas novas é realmente empolgante. Logo, pensar como um astronauta, se imaginar em lugares diferentes, saber os detalhes de uma aventura tão fascinante, mexeu com a cabeça dos alunos. Com a curiosidade aguçada, foi só ‘apertar os cintos’ e viajar! “A possibilidade de explorar e conhecer lugares distantes de uma forma dinâmica e realista atraiu a atenção e o interesse dos alunos. Ao mesmo tempo em que os fatos eram narrados, a ferramenta possibilitava que, por meio de um clique, eles fossem direcionados exatamente para o local onde aquilo ocorreu. Foi possível viajar pelo Globo Terrestre e conhecer, dentre outros, uma base de lançamento de foguetes da NASA, prédios do governo americano e as casas dos astronautas. Inclusive, os alunos se sentiram motivados e empolgados para conhecer outros lugares, além dos citados no programa Apollo 11,” destacou Maria Angélica.


Estudantes aprendem e se divertem com o Google Earth.


E não foi só os alunos que ficaram animados com o tema das atividades do 5º ano! A professora também contou que gosta de pesquisar e ler sobre o assunto e por isso, orientar as aulas foi bem divertido. “Pude conduzir uma aula prazerosa sobre o tema astronomia, pois é um assunto do qual gosto bastante. Já havia assistido diversos documentários a esse respeito, o que me permitiu complementar as informações que existiam no material. É assunto curioso e bacana de conhecer,” finalizou.


Capacitação

Além de relatar a animação dos alunos com a atividade sobre Apollo 11, Maria Angélica também nos trouxe uma demanda. Ela contou que existe certa dificuldade de compreensão a respeito de algumas atividades dessa segunda etapa do Ativamente e que um treinamento sobre a proposta seria fundamental para melhor compreensão das mudanças feitas.

A partir deste apontamento, Gustavo Bonafé, diretor de experiência educacional do Ativamente, compartilhou: “Estamos constantemente buscando cultivar espaços de escuta ativa e melhorias para o projeto. Ponderações como essas feitas pela professora Maria Angélica são essenciais para nosso trabalho se adequar às diferentes realidades encontradas nas 25 unidades escolares. Em setembro, teremos a oferta de uma série de atividades para as educadoras e educadores, planejadas em conjunto com a Secretaria de Educação.”

Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page