top of page
  • Foto do escritorBruna Ribeiro

Equipe Ativamente visita escolas para potencializar o projeto

Atualizado: 5 de jul. de 2022

Nas últimas semanas, Gustavo Bonafé (diretor de experiência educacional do Ativamente) visitou 13 escolas que fazem parte do programa Poços Educação para o Futuro.

Foto tirada por Gustavo Bonafé na Escola Municipal José Avelino de Melo, em Poços de Caldas


O intuito das visitas foi conversar pessoalmente com os educadores, para levantar pontos de melhoria e destacar aquilo que está dando certo na entrega do Ativamente nas escolas. Além de ser uma forma de aproximar o projeto das diferentes realidades escolares.


Esse trabalho ainda está em andamento e Gustavo visitará mais 12 escolas ao longo das próximas semanas. A educação é um trabalho que ultrapassa os limites do tempo e do espaço. Ela nos acompanha por toda a vida e está presente em todos os lugares (de educação formal ou informal).


A grande questão é que o que sustenta a educação é a colaboração. Educar é um ato de generosidade. E para a escritora Simone Weil: “A atenção é a forma mais rara e pura de generosidade”. Por isso, o diálogo atencioso entre educadores e representantes do Ativamente é uma atividade fundamental para que a aprendizagem criativa aconteça de fato.


Gustavo conta que: “Tem sido muito relevante poder entender que cada escola é um universo diferente, com seus desafios, rotinas e demandas. Isso traz um aspecto muito valioso para pensarmos como o Ativamente pode se adequar e potencializar a aprendizagem em cada realidade.”


Escola Municipal Vitalina Rossi


A importância da inteligência coletiva, por Gustavo Bonafé


O que Gustavo destaca da experiência deste trabalho de campo é “A importância da inteligência coletiva.” E reflete que a partir da diversidade é possível fazer um trabalho significativo e rico para todos os envolvidos. Assim, ele segue com um novo desafio em pauta: “Como podemos trabalhar em algo sistêmico e, ao mesmo tempo, considerar essas peculiaridades?”


E tem mais! Gustavo relata que teve momentos de encantamento ao vivenciar a criatividade de cada escola. “É muito legal ver como cada escola tem elementos diferentes que chamam a atenção. Um muro pintado, um painel construído pelos alunos, uma parede com uma frase inspiradora, um trabalho de uma sala que está exposto pra todo mundo… Esses diferentes elementos de inspiração e de criatividade mostram, de uma forma muito direta, o poder da educação e a grande qualidade de educadores e educadoras que a gente tem no nosso município.” Conta Gustavo.


Escola Municipal Professora Nicolina Bernardo


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

Comentarios


bottom of page