top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Aprender com atividades plugadas e desplugadas

Já contamos aqui que propostas de atividades da 1ª etapa do Ativamente 2024 levam os estudantes por uma jornada pelo mundo da história da tecnologia. E para ampliar os conceitos sobre esse assunto e aumentar o repertório cultural dos alunos, as atividades foram desenvolvidas de acordo com a idade e série.


Alunos terão atividades desplugadas e plugadas nesta 1ª etapa.


A partir do 3º ano, as propostas envolvem atividades plugadas e desplugadas, sempre fomentando o pensamento criativo e computacional, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia. Através da história da tecnologia, os alunos irão embarcar em uma viagem a cada aula, conhecendo um pouco mais sobre invenções e tecnologias ao longo do tempo.


As turmas de 3º ano irão conhecer, refletir e debater sobre o conceito de tecnologia e sua evolução. As aulas prometem muito bate-papo sobre as necessidades humanas, com a oportunidade de entender e identificar objetos diferentes.


Ao longo das aulas, os temas serão aqueles que já citamos aqui no blog: história do papel, do lápis, da roda, entre outras invenções, mas para cada ano e faixa etária, a linguagem e as atividades mudam, conforme o assunto. Os alunos poderão aprender, por exemplo, sobre pinturas rupestres, criando suas próprias pinturas inspiradas naquelas que conheceram durante as aulas. Para isso, eles utilizarão um programa de desenho digital no computador.


Terceiros e quartos anos também irão debater sobre a importância da comunicação na história humana, entendendo que ela é uma forma de tecnologia que evolui através do tempo. Assim, dentre as atividades propostas para as turmas, está a criação de histórias através dos quadrinhos, utilizando a plataforma Scratch. Depois de muito aprendizado, reflexão e pesquisa, os alunos finalizaram a 1ª etapa mostrando que brinquedo também é tecnologia e desenharão o seu favorito na plataforma digital.


Os quintos anos também embarcarão nessa jornada aprendendo sobre a linguagem e as várias maneiras de se comunicar. Na história do papel, os estudantes irão viajar no tempo descobrindo as origens e as texturas diferentes e criando histórias inspiradas no que aprenderam, utilizando o Scratch.


Os transportes, suas transformações, diversidade e funções, também estão entre os temas que o 5º ano irá trabalhar. Na plataforma, os estudantes criarão um jogo do portal do tempo, utilizando diferentes ferramentas e selecionando imagens dos meios de transporte, de acordo com a transformação histórica de cada um.


Com as propostas desta 1ª etapa, os estudantes irão desenvolver ainda mais habilidades como compartilhamento de ideias, reflexão e a prática de fazer perguntas, sempre valorizando o processo e o caminho percorrido, que são essenciais dentro da Aprendizagem Criativa.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto “Poços Educação para o Futuro”, que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

 

 

Comentarios


bottom of page