top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Diversão descobertas e muitos aprendizados

A 1ª etapa do Ativamente já foi finalizada em várias turmas de 1º e 2º anos e as propostas fizeram sucesso entre alunos e educadores. A professora Adriana Ferreira de Almeida Segrégio leciona para essas turmas na Escola Municipal Lions Club Centro e contou um pouquinho como foi a experiência.


Robô mascote ajudou a contar a história da tecnologia.


Como já contamos aqui, a proposta para todos os anos é trabalhar a História da Tecnologia,

abordando os conceitos, a evolução e os objetos que marcaram a evolução da humanidade. Com uma linguagem específica para cada faixa etária, nos primeiros e segundos anos os professores contam com a ajuda do Amigo Robô para contar as histórias.


Adriana conta que gostou e achou o tema muito interessante, já que com as atividades, pôde enriquecer o aprendizado das crianças e despertar a curiosidade dos pequenos alunos. “Como educadora, me chamou atenção a bagagem de conhecimento trazida por cada criança para a sala de aula, além das surpresas no decorrer de cada atividade, o que tornava as aulas mais prazerosas e alegres”, disse.


Professora apresentou figuras de objetos antigos aos alunos.


Durante as atividades desta primeira etapa, a professora buscou levar a ludicidade e a contação de histórias sempre envolvendo o personagem Robô. “Em em todas as atividades o Robô estava participando, eu dizia a elas que tudo foi trazido pelo Robô, o qual cada sala escolheu um nome a ser dado para o personagem (Robson-Alex-Roboamor). Então, a cada surpresa que o Robô trazia, era uma euforia! Levei figuras de objetos antigos e também alguns reais, onde elas conheciam e manuseavam e ao mesmo tempo se divertiam muito. Foram muitos momentos, as várias evoluções da tecnologia eram trazidas de maneira bem contextualizada com vídeos e livros de história, sempre acompanhadas pelo Robô”, explicou.


 Ainda de acordo com a educadora, a etapa foi bastante rica para o conhecimento das crianças em relação à história da evolução do homem e da tecnologia. Foram abordadas habilidades em artes, história, geografia e matemática, onde cada atividade teve o seu destaque e foi muito bem recebida pelos alunos, que interagiram bastante durante as aulas. “Cada atividade ficou marcada de alguma maneira, acho que o lúdico tem esse poder de marcar e tornar o aprendizado satisfatório e divertido. Tudo foi registrado com fotos, a exposição dos objetos antigos, móbiles com os origamis, os vídeos sobre as evoluções do lápis, do papel, da roda e a construção dos carrinhos, que inclusive, ainda serão usados em uma próxima aula de Geografia, abordando a evolução das cidades, o bairro, as ruas e os meios de transporte”, destacou.

 


Etapa de de descobertas e muito aprendizado.


 Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto “Poços Educação para o Futuro”, que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!

 

 

 

Comments


bottom of page