top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Bett Brasil 2024: o maior evento de inovação e tecnologia para a educação na América Latina

A Recreativa Educação esteve presente na Bett Brasil, o maior evento de Inovação e Tecnologia para a educação na América Latina, que aconteceu de 23 a 26 de abril, no Expo Center Norte, em São Paulo.

No evento, o diretor pedagógico da A Recreativa Educação, Diego Marihama, participou como palestrante e pôde apresentar e moderar dentro da temática Projetos Educacionais Inovadores. O tema tem ligação direta com o Ativamente e com A Recreativa Educação, já que a base teórica são metodologias ativas e a aprendizagem criativa.


Diego Marihama durante a Bett Brasil 2024.


Durante o congresso, o diretor pedagógico aproveitou para dialogar e trocar experiências com profissionais que são referências no mundo da educação, como: José Moran (professor da USP), Dom Carlos Lema Garcia (Bispo referência para Educação CNBB), Maria Helena Guimarães de Castro (Titular da Cátedra Instituto Ayrton Senna do IEA/USP), Mozart Neves (educador, escritor e químico),  Ralph Peticov (Experience Designer), Tábata Amaral (Deputada Federal), Emerson Bento Pereira (diretor de Tecnologia do Colégio Bandeirantes), Guinartt Diniz (secretário executivo ANEC), Romero Tori (professor da USP), José Motta (Entusiasta em Inovações Educacionais), Rita Tarcia (UNIFESP), aluna Júlia Pimenta e Prof. Frederico (criadores de uma fórmula para calcular raiz quadrada), entre outros educadores que fazem diferença na educação.

  

“Essas pessoas são referências teóricas e práticas dentro da educação e isso é muito importante porque é um congresso de muita visibilidade para a América Latina, não só para o Brasil, ele tem um número relevante de instituições que participam. É um congresso que traz muitas tendências para a educação no Brasil, traz todos os sistemas de ensino à disposição para as escolas e para os professores, então é um evento muito relevante”, disse.

 

A Recreativa Educação entre os expositores


A Recreativa Educação também marcou presença como um dos expositores na Bett Brasil 2024. Em seu estande, apresentou os seus dois ecossistemas (Ativamente – Poços de Caldas e Conect@ - Sorocaba), bem como a solução MIA, para criação de sequências didáticas por Inteligência Artificial, que possibilita personalizar as práticas pedagógicas a partir das dificuldades de aprendizagens, habilidades da BNCC, recursos e outras possibilidades. As equipes pedagógica e operacional acompanharam o estande e participaram das formações da Bett 2024 – Congresso de Educação Básica e Fórum de Gestores.


Equipe da A Recreativa Educação no estande da Bett Brasil 2024.


“A Bett Brasil abre muitos caminhos no sentido de que é ali que se mostra o seu trabalho, as suas soluções, suas práticas e ali também é uma área de negócios, então, colocar um estande numa feira tão importante para a América Latina foi essencial. O estande trouxe o Ativamente enquanto prática e uso da tecnologia na sala de aula e também apresentamos uma solução para o professor, com o uso da MIA, que é uma solução que utiliza Inteligência Artificial para se produzir e criar estratégias, planos de aula e sequências. Ela pode ser utilizada principalmente para alunos de inclusão, para alunos com dificuldade de aprendizado, porque você consegue personalizar com o uso da plataforma MIA, ela pode construir um PDI, um Plano de Desenvolvimento Individual. Então, foi muito interessante e importante a nossa participação”, destacou Diego.


Gustavo Bonafé, CEO da A Recreativa Educação, destacou a oportunidade de se estar em um evento tão grande e de enorme destaque no meio educacional, apresentando novas formas de contribuir com a educação no Brasil e também trocando experiências com educadores e organizações do setor.


“Como primeiro ano enquanto expositores, nós saímos da Bett 2024 com a certeza de que o nosso trabalho vem se destacando dentro do mercado educacional, tanto com a garantia de que o nosso ecossistema de ensino digital, o Ativamente, é um produto diferenciado para o ensino público, quanto também com a MIA, a nossa Inteligência Artificial, que foi muito bem recebida por educadores e organizações do setor educacional. Com certeza, organizações com diferentes missões irão se aproximar do nosso trabalho nos próximos dias. Por fim, um fato que comprova todo esse sucesso e satisfação com a experiência, é que nós já garantimos presença no evento em 2025. Até lá, vamos construir novas soluções para contribuir verdadeiramente com o desenvolvimento da educação no nosso país”, finalizou Bonafé.

 

 Sobre a Bett Brasil 2024


A Bett Brasil é considerada o ponto de encontro da comunidade educacional para o diálogo e fomento de novas ideias, negócios e soluções. No evento, professores, estudantes, mercado e governo debatem, dialogam e promovem conexões no intuito de apresentar tendências e contribuir para o desenvolvimento da educação básica, superior e profissional.

A 29ª edição da Bett Brasil teve como tema central “Inovação com propósito: educação em diálogo com as transformações sociais”, e entre as tendências debatidas durante o evento estão: inteligência artificial como ferramenta de ensino, personalização da aprendizagem, educação inclusiva, competências socioemocionais, neurociência, edutainment (educação com entretenimento) e valorização da saúde mental.





Em 2024, A Bett Brasil bateu o recorde de visitantes com mais de 40 mil pessoas passando pelo evento, 19 países representados, mais de 300 marcas expositoras, sendo uma delas A Recreativa Educação, e cerca de sete mil congressistas.

 

 

 

Comments


bottom of page