top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

3ª etapa vem com muito aprendizado, brincadeiras e criatividade

As aulas retornam na próxima semana nas escolas municipais e a 3º etapa do Ativamente chega com novas atividades, muitas brincadeiras, criatividade e aguçando a curiosidade das crianças das turmas de 1º e 2º ano.


Assim como nas etapas anteriores, a terceira vem cheia de atividades lúdicas e criativas.


As propostas desenvolvidas para o 1º ano seguem a filosofia da Aprendizagem Criativa, com a perspectiva dos 4Ps (Projetos, Parcerias, Paixão, e Pensar brincando). Os pilares do pensamento computacional também seguem fortes nesta etapa e em todas as atividades busca-se estimular a curiosidade, a oralidade, a escrita alfabética e o pensamento crítico e criativo dos estudantes. Além disso, durante a execução das atividades serão trabalhadas também as habilidades emocionais e o resgate de brincadeiras e brinquedos populares. O monstro ‘Papabrinquedo’ chega para agitar a criançada! Ele adora comer brinquedos industriais e com isso, as atividades vêm para incentivar os alunos a construírem seus próprios brinquedos, carregados de memórias e afetos.


É importante ressaltar ainda que a proposta para o 1º ano foca no compartilhar, na escuta e na troca entre os estudantes, estimulando novas ideias, despertando a curiosidade e incentivando o ato de fazer perguntas.


As atividades do 2º ano seguem com muita aprendizagem e criações. Tudo foi cuidadosamente planejando para auxiliar e ajudar os professores a desenvolver o pensamento criativo, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia dos alunos. Também é proposto integrar conteúdos e habilidades presentes na BNCC da série e assim, possibilitar a interdisciplinaridade.


Outro ponto interessante é a proposta de apresentar atividades a partir de uma obra do artista visual Toshinobu Onosato, que retrata em suas produções as figuras planas e geométricas, em especial o círculo. Nesta etapa as crianças também irão trabalhar com dobraduras e serão apresentadas ao poema de Otávio Roth “Duas dúzias de coisinhas à toa que deixam a gente feliz”. A partir daí as crianças desenvolverão rimas e ampliarão habilidades de leitura e o vocabulário. O livro “Ônibus”, da canadense Marianne Dubuc, também estará nesta jornada divertida e curiosa das turmas de 2º ano .


Em todas as propostas, as atividades buscam potencializar diversas habilidades propostas pela BNCC, entre elas: organizar objetos físicos e/ou digitais considerando diferentes características para esta organização, explicitando semelhanças (padrões) e diferenças; escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas; experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, recursos e técnicas convencionais e não convencionais; apreciar e ampliar o repertório artístico; reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo) por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos; identificar e apreciar formas distintas das artes visuais tradicionais e contemporâneas, cultivando a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético; explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor, espaço, movimento etc.); dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar sentidos plurais; apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição; reconhecer, em textos versificados, rimas, sonoridades, jogos de palavras, palavras, expressões, comparações, relacionando-as com sensações e associações, entre outras.



Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para Vargem Grande do Sul e Boa Esperança. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!






Opmerkingen


bottom of page