top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Além das atividades propostas: sempre trabalhando a interdisciplinaridade

As turminhas de 2º ano já estão trabalhando nas atividades da terceira etapa. A professora Selma Maria Brianezi leciona no 2º ano C da Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto (CAIC) e, assim como nas etapas anteriores, tem aproveitado os temas propostos potencializando as atividades.


As atividades da terceira etapa para o segundo ano seguem os conceitos trabalhados anteriormente e envolvem os quatro pilares do pensamento computacional. Além disso, buscam auxiliar os educadores a desenvolver o pensamento criativo, a resolução de problemas a cooperação e a autonomia dos estudantes.


Atividades da 3ª etapa podem ser integradas aos objetivos da série.


Outro ponto importante nas atividades propostas nesta etapa está na integração de conteúdos e habilidades presentes na BNCC, o que possibilita integrar as atividades do projeto com a rotina e objetivos da série.


Habituada a trabalhar de forma interdisciplinar, a professora tem aproveitado os temas propostos para potencializar o que os alunos aprendem dentro do currículo escolar. “Toda atividade do projeto Ativamente, eu procuro interdisciplinar os conteúdos. Nas primeiras atividades que abordaram o meio ambiente, relacionei com História e Matemática (trabalhando localização e movimento, mapeando o os arredores da escola e os pontos de referência). Já no conteúdo de Ciências, aproveitei para fazer um debate sobre o ambiente ao redor da escola (condições das ruas, rio, coleta de lixo seletiva e a importância da reciclagem para a sobrevivência do meio ambiente)”, explicou.


Atividades mudam a rotina do dia a dia na sala de aula.


Segundo a educadora, os temas desse terceiro módulo são bastante interessantes, possibilitam a interdisciplinaridade e chamam a atenção dos alunos. “Eles gostam muito das atividades, principalmente porque são aulas mais interativas e isso muda um pouco a rotina do dia a dia. Os alunos gostam de trabalhar em grupo, gostam de jogos e de recortes. Acredito que os objetivos têm sido alcançados, já que este ano, como já temos uma experiência do ano passado, o trabalho tem sido mais fácil”, disse.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!





bottom of page