top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Alunos animados, atividade lúdica, sempre um novo aprendizado

A atividade ‘A visita da Robô’ sempre anima as turminhas de 1º ano. No Laboratório Experimental do Ativamente implementado na EMEF Padre Gabriel Bolzan, em Santa Maria (RS), não foi diferente e os alunos participaram, aprenderam e se divertiram com a atividade.


Alunos colocam a criatividade e a observação em prática na hora da atividade.


A professora Elisiane Bortoluzzi Scrimini descreveu como foi a experiência com seus alunos. Primeiro, ela contou que a turma iria receber a visita de uma robô, que que foi batizada como Júlia. Depois, a educadora explicou que os alunos deveriam desenhar um mapa para ajudar a robozinha chegar até a sala de aula. Elisiane fez com as crianças o trajeto desde o portão até a sala, sempre orientando com os comandos necessários (esquerda, direita, subir, descer, etc). De volta à sala de aula, os alunos, divididos em duplas, passaram a desenhar o mapa com as orientações trabalhadas e utilizando as sinalizações.


“Eu fui orientando o trabalho e quando recebi os mapas, percebi que alguns não faziam chegar em nossa sala de aula. Então, na semana seguinte que era o dia da apresentação dos mapas, onde cada dupla ia explicar o desenho do seu mapa para os colegas, eu modifiquei um pouco as orientações. Entreguei os mapas e fomos para o portão da escola, cada dupla tinha que levar a turma toda para a sala de aula, apenas se guiando pelo desenho do mapa que tinham feito. Depois de todas as apresentações realizadas, pedi que os alunos refizessem os mapas que não nos levaram para a sala de aula e assim foi feito”, disse.


A expectativa pela chegada da robô Júlia era grande entre as crianças. Elas entram na brincadeira e imaginam muito, então, a professora confeccionou uma robô com materiais recicláveis e levou para a escola, onde surpreendeu os alunos. “Na hora do recreio, quando as crianças não estavam na sala de aula, coloquei a robô na sala, junto com um dos mapas desenhados por elas. A surpresa que tiveram foi muito legal! Todos queriam abraçar e pegar a robô e falavam: - olha, ela chegou na nossa sala!”, lembrou a educadora.



Todo mundo quis conhecer e brincar com a robô Júlia.


Elisiane destacou ainda como o projeto pode potencializar o aprendizado dos alunos e trabalhar habilidades diversas. “Todo processo até aqui foi bem significativo, pois trabalhou os comandos direita, esquerda, localização espacial, como trabalhar em dupla e imaginação. Os alunos sempre foram muito participativos e se envolveram bastante. Na verdade, esse trabalho superou as minhas expectativas, porque muitas vezes, quando recebemos esse tipo de proposta dirigida para fazer com os alunos, são coisas engessadas e que normalmente não chamam a atenção dos estudantes. Então, eu achei bem interessante, é mais um projeto que vem para agregar conhecimento para os alunos e para nós, professores”, finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page