top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Alunos interessados, professores motivados

Mais um depoimento vindo de Santa Maria (RS). Desta vez, a professora Suseti Medianeira Castronovo Flores, que desenvolveu atividades com turmas do 1º ao 3º ano no Laboratório Experimental do Ativamente, implementado na EMEF Pedro Kunz, contou como tem sido a experiência.


Atividade chamou a atenção dos alunos.


A educadora relatou que gostou muito das propostas e notou que os alunos também gostaram. Segundo ela, as atividades lúdicas permitem que os alunos se envolvam e participem bastante.

Durante a atividade da Robô, a educadora relatou que os estudantes fizeram observações, trocaram ideias e interagiram muito, especialmente durante o passeio pela escola para mostrar o caminho da sala para a robozinha Luna, nome mais votado pelos alunos. “Eles participaram ativamente e desenvolveram as habilidades de observação espacial e de criar sequências de passos”, disse.


A educadora comentou ainda que as propostas do Ativamente conseguiram despertar o interesse dos alunos de um jeito diferente. “Eu gostei porque no 1° e no 2° ano, utilizando outras plataformas, em alguns casos eu não consegui prender a atenção deles como consegui com o Ativamente. Eles comentaram em casa sobre a visita da Robô, a escolha do nome, o passeio na escola”, contou.


Robô Luna, presente nas atividades, foi emprestada de uma turma de pré-escola.


Suseti também destacou a importância de compreender e trabalhar o Pensamento Educacional durante as aulas “Percebi que várias vezes já fazia atividades que desenvolvem o Pensamento Computacional, sem ter a noção da importância deste tipo de atividade. E para mim também foi muito interessante, porque quando falamos em Pensamento Computacional o que vem à mente é um aluno sentado na frente do computador e não é isso. Então, no meu caso até quebrou um paradigma”, finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


Comments


bottom of page