top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Aprendendo, descobrindo e construindo soluções

Os estudantes estão colocando a mão na massa e construindo projetos incríveis durante as aulas do Ativamente. As turmas de sextos anos da Escola Municipal Professor Arino Ferreira Pinto (CAIC) trabalharam com o pluviômetro e finalizaram seus projetos de maquetes a partir do que foi aprendido durante as aulas.


Alunos construíram maquetes com barragem e inseriram os componentes eletrônicos.


A proposta para o 6º ano inclui a construção de um pluviômetro utilizando materiais recicláveis. Depois de montado, os alunos instalaram os componentes eletrônicos (led e buzzer), de forma que o instrumento meteorológico sinalizasse quando a quantidade de chuva alcançasse o limite estabelecido.


A parte final do projeto se deu com a construção das maquetes, onde os estudantes deveriam encontrar a solução para um problema real: como o pluviômetro, junto aos componentes eletrônicos, poderia auxiliar uma cidade que sofre com enchentes e inundações?


A partir dessa situação-problema, a monitora Camila Teixeira Franco resolveu ir além e propor uma ideia um pouco diferente, onde os alunos foram desafiados a criar uma maquete com uma barragem de contenção. Os alunos aceitaram o desafio e passaram a pesquisar e refletir sobre o assunto, inclusive, estudando sobre barragens existentes no Brasil e na região.


“Eu achei que seria uma proposta interessante também, porque já tivemos situações em que barragens estouraram e causaram inundações. Então, a ideia foi que os alunos construíssem uma maquete com a barragem, onde eles pudessem colocar esses componentes eletrônicos de forma a avisar a população sobre uma possível inundação. O buzzer e o led foram introduzidos para alertar caso existisse risco de a barreira se romper e assim, ajudar a salvar vidas”, disse.


Estudantes são muito engajados nos trabalhos 'mão na massa'.


A monitora contou que os alunos se engajaram muito e se animaram com o resultado dos trabalhos. “Eles toparam fazer e o processo de construção foi muito legal porque essas atividades que são mão na massa têm muito engajamento dos alunos. Nós começamos do zero, eu quase não coloquei a mão em nada eles que fizeram tudo praticamente sozinhos. Os objetivos foram atingidos e os alunos ficaram muito felizes porque deu certo de fazer as ligações, alguns colocaram o led no topo da barragem, outros fizeram postes de iluminação como se fosse um posto de alerta para a população, então foi bem legal", destacou.



Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!


bottom of page