top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Atividades dinâmicas, criativas e divertidas para aprender e brincar

Atualizado: 20 de set. de 2023

A turminha da 1ª Etapa C, lá da EMEB Darci Troncoso Peres de Carvalho, em Vargem Grande do Sul (SP) já está com as atividades a todo vapor. Segundo a professora Daiane Pereira Toneto Masirevic, os alunos estão animados e participativos durante as atividades.


Atividades lúdicas estão no repertório da educação infantil.


A professora já trabalhou com os estudantes as propostas que abordam o folclore e também alimentação saudável. Teve contação de histórias, máscara em formato de maçã customizada pelas crianças e elas também aprenderam sobre a pirâmide alimentar. Tudo de forma lúdica, incentivando o senso crítico dos alunos.


“Trabalhei a pirâmide alimentar e expliquei o que os alimentos não saudáveis ocasionam no nosso corpo e como o nosso organismo reage aos alimentos saudáveis. Perguntei como cada um costuma se alimentar em casa, o que cada um gosta de comer. Depois, separei em grupos de três e dei dois pratos para cada grupo, expliquei que um prato era para os alimentos saudáveis e o outro era para os alimentos não saudáveis, distribuí as figuras dos alimentos do material de apoio, dei um tempo para eles separarem e a maioria soube separar certinho! Em outra aula retomei a história, falei um pouco da pirâmide alimentar para relembrar e concluí a Cesta da Dona Maricota com a dinâmica do jogo da memória de frutas, Cada um coloriu do seu jeitinho, nos recortes eu fui ajudando e depois eles brincaram e levaram para casa, eles amaram a atividade!,” contou.


Com relação às habilidades potencializadas, a educadora acredita que várias são trabalhadas durante as atividades, mas percebe que a proatividade se destaca entre seus alunos. Além disso, elas têm contribuído com o aprendizado dentro e fora da sala de aula.” Eles entendem e praticam tanto na sala de aula, quanto em casa.” Daiane também relatou que as crianças são muito participativas durante as aulas. ”Eles amam interagir com as atividades, comigo, que sou a professora, e com os colegas da turma. Para todas as perguntas que faço eles têm muitas respostas e todos, sem exceção, querem falar e responder. Os alunos costumam responder fazendo comparações de acordo com as vivências deles e é muito legal, pois conseguimos conversar muito trazendo um pouco do cotidiano de cada um, de acordo com a atividade proposta, eles amam participar e falar”, disse.


De acordo com as percepções da educadora, a metodologia do Ativamente é muito real. Segundo ela, o projeto chegou para agregar na educação dos alunos. “Eu vejo o Ativamente com um olhar cheio de esperança, carinho, amor e com muita criatividade. No momento das atividades, eu noto o quanto isso é fascinante e diferente para as crianças, e não só para elas, como para mim também, me sinto vibrante com esse método de ensino. No começo eu fiquei assustada, porque sempre dei aulas para salas normativas, mas encarei esse desafio e agora só quero dar aulas em projetos com esse método de ensino, sinto que são atividades dinâmicas, funcionais, lúdicas, criativas, construtivas e muito mais! São ótimas atividades e bem elaboradas”, destacou.


Alunos interagem bastante durante as atividades.


Por fim, Daiane compartilhou suas expectativas em relação ao Ativamente na escola. “Eu gostei muito da implementação do Ativamente na escola e tenha várias expectativas em relação ao projeto. Quero ajudar os alunos da melhor forma possível, seguindo o método de ensino e sendo uma mediadora para que eles superem seus desafios e obstáculos através desse novo método de ensino que é tão eficaz. Quero ser o guia para eles se conhecerem melhor, perceberem suas emoções e ensiná-los que através dos hábitos e atividades do projeto, eles conseguirão alcançar seus sonhos e objetivos e, como consequência, melhorar não só na escola, mas em casa e na convivência em sociedade. Também espero que o projeto continue, porque percebo que ele pode transformar vidas. Eu, como educadora, assumi essa responsabilidade e vou fazer o meu melhor, pois, na prática, percebo o quanto é necessário esse novo método para uma aprendizagem única e eficiente”, finalizou.



Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page