top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Aprender coisas novas com diversão e mão na massa

As turmas de 6º ano já estão a todo vapor nas atividades da 3ª etapa do Ativamente, mas, os alunos ainda se lembram bem do que aprenderam e criaram durante a 2ª etapa. Para os estudantes, as atividades trouxeram aprendizado, diversão e uma visão mais ampla sobre clima, solo e reciclagem.


Finalização da 2ª etapa teve a construção de maquetes.


Durante a 2ª etapa, a proposta para o 6º ano trabalhou com investigação, resolução de problemas e prototipagem a partir de projetos diferentes. Primeiro, os alunos construíram um pluviômetro com materiais recicláveis. Depois, introduziram componentes eletrônicos no instrumento meteorológico já montado, inserindo o Led e o Buzzer.


A partir daí, os estudantes criaram uma maquete, onde tiveram que apresentar uma solução para a seguinte situação-problema: “De que forma o pluviômetro junto aos componentes eletrônicos poderia auxiliar uma cidade que sofre com enchentes e inundações?” Depois de muita pesquisa e mão na massa, os grupos apresentaram as soluções para problemas reais, sempre utilizando os componentes eletrônicos apresentados nesta etapa.


Foram atividades onde os alunos descobriram diversas novas habilidades, soltaram a imaginação, colocaram a mão na massa e trabalharam em equipe. Algumas alunas do 6º ano E, lá do Colégio Municipal Doutor José Vargas de Souza, compartilharam suas impressões sobre este projeto finalizado, olha só o que elas disseram:


Bruna – “Eu achei muito interessante.”

Giovana – “Achei o projeto divertido!”

Giovana Lima – “Achei uma forma legal para a gente repensar sobre a água.”

Helena – “Eu achei legal porque as pessoas que virem essa maquete, vão pensar em como elas podem usar o lixo.”

Maria Luiza – “Foi uma ótima forma da gente aprender sobre os 5 R’s (da Sustentabilidade).”

Sophia – “Foi um jeito da gente aprender sobre o pluviômetro e as áreas que trabalham com ele.”



Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page