top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Ativamente, aprendizado fora da rotina

Como já falamos aqui, os alunos das turmas de 6º ao 9º ano receberam com empolgação as atividades propostas pelo Ativamente. Em pouco mais de um mês do projeto sendo realizado junto aos alunos do Ensino Fundamental 2, é possível perceber que os estudantes se mostram bastante interessados em trabalhar nas plataformas e colocar a mão na massa.


Projetos animam alunos do ensino fundamental 2.


Nessa jornada, sempre destacamos que a parceria com os educadores da rede é fundamental, já que são eles que estão ali no dia a dia da sala de aula; por isso, o projeto Educação para o Futuro caminha de mãos dadas e coexiste com a educação tradicional, sempre colaborando para a formação de pessoas criativas, críticas, livres e responsáveis. Conversamos com o professor André Araújo Carvalho, que dá aula em turmas de 7º e 8º anos, na Escola Municipal Dr. Pedro Afonso Junqueira, para saber quais as impressões dele, como educador, sobre o Ativamente.


André nos disse que acha que o método é interessante justamente porque tira os alunos de uma rotina de leitura e exercícios em sala de aula. “O projeto coloca-os na posição de fazer e não apenas observar e absorver. Os alunos ficam maravilhados com a possibilidade de sair daquele espaço/fazer repetitivo e maçante”.


Sobre a interdisciplinaridade, o professor acredita que isso seja possível e desejável, mas que sempre é necessário planejamento e diálogo, por isso, apontou sua sugestão.“Creio que os professores, para a construção de aulas e projetos interdisciplinares, teriam que receber os conteúdos e materiais oferecidos pelo projeto no começo do ano, para conversarem e desenharem conjuntamente o que dialoga com qual conteúdo, em qual bimestre, as formas de avaliação e etc. Isso ajudaria muito”, explicou.


A respeito do uso de ferramentas digitais no aprendizado, André disse que é fundamental, contudo, é preciso separar um tempo para aprender mais sobre o assunto. “Talvez ano que vem, depois de aprenderem a utilizar a plataforma e os materiais, os alunos sejam capazes de criar ferramentas, porque até o momento eles seguem um caminho apontado pelas monitoras”, comentou.


Atividades diferentes tiram estudantes da rotina.


Quando o assunto é a participação e o interesse dos alunos pelo projeto, o professor destaca a animação dos estudantes. “Os alunos mostram bastante interesse, perguntam animados se na semana seguinte haverá aula do Ativamente. Então, aí já temos o sujeito engajado e disposto, um contraste com o dia a dia da sala de aula”, contou.


Acontece no Mundo Ativamente


Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto Poços Educação para o Futuro, que leva a Aprendizagem Criativa do método Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas. Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!




bottom of page