top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Atividades interessantes e divertidas

Atualizado: 20 de nov. de 2023

Não faz muito tempo que o Laboratório Experimental do Ativamente, implementado na Escola Municipal Leonor Cândida de Faria, em Nova Serrana (MG), começou suas atividades, mas, se depender dos estudantes, o projeto caminhará a passos largos, com muita animação e novos aprendizados.


Alunos de Nova Serrana já estão desenvolvendo as atividades.


Na escola de Nova Serrana, alunos do Ensino Fundamental 1 e 2 vêm dando os primeiros passos nas atividades propostas pelo Ativamente. Por lá, assim como em Poços de Caldas e nas outras cidades onde foram implementados os Laboratórios Experimentais, a jornada segue pelos caminhos da aprendizagem criativa e criação de projetos. Com atividades plugadas e desplugadas, os alunos são incentivados para que desenvolvam o pensamento criativo, a resolução de problemas, a cooperação e a autonomia. Além disso, nas propostas de todas as séries são trabalhados os pilares do pensamento computacional, com atividades que integram alguns conteúdos e habilidades presentes na BNCC da série, a fim de possibilitar um trabalho mais interdisciplinar.


Nessa nova jornada, os alunos conhecem ferramentas e plataformas diferentes como o Scratch e o Tinkercad, além de componentes do de eletrônica. Para os estudantes, um mundo cheio de descobertas e possibilidades. Alunas do 5º ao 8º ano contaram como tem sido a experiência com o Ativamente na escola. Dá só uma olhada:


Estudantes fazem descobertas e criam projetos com as ferramentas disponíveis.


Yasmim, 5º ano

“Eu estou gostando muito das aulas, acho bem interessantes e divertidas. A gente vai fazer uma animação no Scratch e acho que vai ser bem legal, a gente vai escolher se vamos falar de estrelas, galáxias ou planetas. Eu espero que o projeto continue bem legal, divertido e interessante.”


Mariana, 6º ano

“Estou gostando muito do projeto, é muito bacana, estamos quase montando o pluviômetro, é bastante interessante, eu gostei muito.”


Ana Vitória, 7º ano

“A aula que eles estão dando é muito boa, eu estou aprendendo bastante, mesmo tendo dificuldade, eu acho que a melhor aula que eu tenho alguns dias é essa do Ativamente. A gente vai construir uma casa, eu tinha uma ideia diferente [pra montar a casa], mas ouvindo as ideias das outras meninas, acho que tive mais inspiração até para ajudar uma outra amiga minha a fazer e acho que nós vamos conseguir.”


Josiane, 8º ano

“Eu comecei a achar as aulas mais difíceis, porque no começo era só ligar os leds pelo Tinkercad, mas agora a gente passou para uma aula bem mais legal que é construir a casinha e ligar os leds. Então, é bem legal, a gente já decidiu várias coisas para colocar na casa e agora a gente está pensando em que tipo de material vamos usar para terminar a casinha.”



Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!




Comments


bottom of page