top of page
  • Foto do escritorTatiana Esposito

Atividades que acrescentam vivências e mais conhecimento

A educação infantil está a todo vapor com as atividades do Ativamente! Na turma da 1ª etapa da professora Tânia Cristina Soares, que trabalha na EMEF Darci Troncoso Peres de Carvalho, em Vargem Grande do Sul (SP), aprender brincando tem deixando os alunos animados.


Atividades lúdicas chamam a atenção dos alunos.


A turminha já trabalhou o tema Folclore, com foco no Saci e na brincadeira ‘Amarelinha’. Segundo a professora, durante as atividades com o personagem, os alunos confeccionaram o boneco utilizando massa de biscuit. Além disso, também teve a representação do local onde o Saci vive, com blocos de montar e elementos da natureza, além da dramatização da vida do Saci na floresta. “A ludicidade dessas propostas encantaram os alunos, possibilitando o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da coordenação motora, de organização e noção espacial, de uma forma prazerosa, que ficará registrada em suas memórias. Eles amaram dramatizar a história, mas acredito que o manuseio da massa de biscuit, um material que nunca tinham utilizado, além da oportunidade de levarem o que foi produzido para casa, fez dessa a atividade preferida deles”, contou.


As aulas com a Amarelinha também agradaram os estudantes. Segundo a educadora, a proposta de os alunos criarem as próprias Amarelinhas deixou a brincadeira ainda mais rica. “Divididos em grupos, eles precisaram decidir, planejar e organizar suas ideias. Para essa faixa etária, esse momento de socialização é um grande desafio, uma vez que requer, além de falar, ouvir e acolher a opinião do outro para que a atividade seja concluída. O resultado foi maravilhoso e compartilhado com os outros grupos”, destacou.


Alimentação saudável também é tema de atividades.


A turma da professora Tânia também já trabalhou com as atividades sobre alimentação saudável e aprendeu sobre a pirâmide alimentar e a importância dos alimentos na vida das crianças. Em todas as propostas, segundo a educadora, foram potencializadas diversas habilidades além das já citadas, como concentração, foco, autocontrole, paciência e planejamento de estratégias.


“A interação dos estudantes tem sido muito boa durante as aulas. Eu gostei muito do projeto e acredito que acrescentará cada vez mais conhecimento e vivências aos nossos alunos”, finalizou.


Acontece no Mundo Ativamente

Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!



Comments


bottom of page