As propostas do Ativamente animaram os educadores logo que chegaram ao Laboratório Experimental da EMEFI Professora Leonor Bicudo Vizenzzotto em Botucatu (SP). Animados, os professores abraçaram a parceria para despertar o interesse dos estudantes e potencializar habilidades.
Atividades dinâmicas despertam o interesse dos alunos.
Priscila Rodrigues Silva Coelho é professora do 5º ano. Ela contou como o projeto foi recebido na escola, que prioriza metodologias ativa cujo o planejamento consiste em Módulos Interdisciplinares temáticos bimestrais, baseados na BNCC e no Currículo Paulista. “Quando a gestão anunciou que nossa escola havia sido escolhida para participar de um projeto experimental (Ativamente) em Botucatu, ficamos muito empolgadas, pois nos auxiliaria em nossas práticas. Após a formação realizada, compreendemos melhor o projeto e constatamos que os conteúdos vão ao encontro das habilidades e temas curriculares trabalhados e ficou mais clara a reapresentação do projeto aos alunos. Um ponto forte que vale a pena destacar é o Baú Mágico, um recurso riquíssimo que ao ser solicitado, são enviados materiais específicos para cada atividade, estimulando a curiosidade e a participação ativa dos alunos, o que fez toda a diferença no interesse e participação ativa dos alunos,” disse.
A turma da professora Priscila já está finalizando a proposta sobre o Sistema Solar, onde os alunos exploram e aprendem sobre o campo da Astronomia. A educadora identificou a necessidade de inovar na abordagem pedagógica para envolver os alunos de maneira mais eficaz e programou atividades dinâmicas, interativas e práticas para tornar o aprendizado mais envolvente. Essas atividades incluíram projetos de arte colaborativos e debates em grupo. Além disso, após o recebimento dos materiais necessários através do Baú Mágico, solicitados pela professora, foi aguçada a curiosidade e a participação dos alunos.
Após pesquisarem muito sobre Astronomia, os estudantes passaram a construir seus projetos, baseados em tudo o que aprenderam sobre planetas, estrelas, satélites e estrelas. Colocaram a mão na massa e deixaram a imaginação fluir na hora de montar as maquetes representando o Sistema Solar. “Usamos bolas de diferentes tamanhos para esculpir cada planeta do Sistema Solar, levando em consideração o tamanho relativo e as características distintivas de cada um. Os planetas foram pintados com tinta acrílica, levando em consideração as cores e características de cada planeta; nós usamos referências visuais para garantir precisão. Utilizamos palitos de churrasco para fixar cada planeta na maquete e posicionamos os planetas em relação ao sol, mantendo as proporções corretas. Adicionamos a representação do Sol no centro da maquete, destacando seu tamanho em comparação com os planetas e também detalhes extras, como anéis para Saturno, manchas vermelhas para Júpiter e para fechar com chave de ouro, criamos uma base giratória, o que deixou os alunos ainda mais encantados”, relatou.
Ainda de acordo com a professora, as atividades dinâmicas despertaram o interesse das crianças, o que aumentou consideravelmente a participação dos alunos em sala de aula. Segundo o relato da educadora, os estudantes passaram a ficar mais dispostos a contribuir, compartilhar ideias e participar ativamente das aulas. Além disso, ela percebeu que as atividades em grupo promoveram o desenvolvimento de habilidades sociais importantes como comunicação, cooperação e respeito. Habilidades interdisciplinares em artes, ciências, história, português e matemática também foram percebidas, além de melhoria no desempenho acadêmico, já que os temas explorados de maneira prática facilitaram a compreensão dos conceitos, refletindo-se em avaliações e tarefas.
Alunos colocaram a mão na massa para a construção dos projetos.
Priscila destacou a oportunidade que a atividade deu aos estudantes de explorarem e compreenderem a estrutura do Sistema Solar de uma forma prática e visualmente envolvente. “A maquete de isopor e os planetas esculpidos fornecem uma representação tangível que pode facilitar o aprendizado e a retenção de informações sobre o nosso sistema planetário. Além disso, esta atividade encoraja a criatividade e o pensamento crítico, à medida que os participantes pesquisam e replicam as características específicas de cada planeta. Ao final do projeto, espera-se que os participantes tenham uma compreensão profunda e apreciação do vasto e complexo Sistema Solar em que vivemos”, comentou.
Por fim, a professora enfatizou a importância de boas parcerias e de uma aprendizagem criativa e inovadora na educação básica. “O projeto Ativamente demonstrou que a parceria, as atividades dinâmicas e a disponibilização de materiais estimulantes têm um impacto significativo no envolvimento e no desempenho dos alunos. A abordagem inovadora não apenas melhorou a atmosfera da sala de aula, mas também contribuiu para o desenvolvimento holístico dos estudantes. Destaco aqui também a importância de se adaptar as práticas pedagógicas para atender às necessidades individuais dos alunos, promovendo um ambiente educacional mais dinâmico, inspirador e propício ao aprendizado”, finalizou.
Acontece no Mundo Ativamente
Esse é o Acontece no Mundo Ativamente. Um diário de bordo do projeto que leva a Aprendizagem Criativa do Ativamente para as escolas municipais de Poços de Caldas e agora para os laboratórios experimentais em Caldas (MG), Nova Serrana (MG), Botucatu (SP), São João da Boa Vista (SP), Vargem Grande do Sul (SP) e Santa Maria (RS). Acompanhe nosso blog e participe. :) Sua participação é muito importante para nós e para todos os envolvidos nessa jornada!
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